São Paulo de Olivença realiza trabalho para aproximar pais das escolas

Reduzir o índice de abandono escolar é a principal meta para 2013 da coordenadoria regional de educação de São Paulo de Olivença. Em 2012, 4,35% dos alunos matriculados nas oito escolas estaduais do município deixaram a sala de aula antes do fim do ano letivo.

Segundo o coordenador regional de São Paulo de Olivença, Aldamir Góes Tavares, as escolas trabalham esse ano para aproximar mais os pais das escolas e conscientizar os alunos sobre a importância da permanência deles na escola.

De acordo com Aldamir, as escolas indígenas são as que apresentam os maiores índices de abandono. “A situação de alunos que abandonam a escola é mais entre os indígenas, até por conta de alguns costumes culturais deles. De uma hora para outra, eles decidem ir embora. Ou então casam e mudam de comunidade”, explica o coordenador.

Nos dias 10 e 11 e julho, as oito escolas da rede estadual de São Paulo de Olivença participaram da 4ª Mostra de Gestão. A atividade é realizada anualmente pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), e tem o objetivo de socializar com a comunidade os resultados educacionais obtidos em cada unidade de ensino ao longo do ano.

Para o coordenador, os resultados apresentados pelas escolas de São Paulo de Olivença são bons, e mostram que há avanços no desempenho de cada unidade de ensino. “O rendimento das escolas melhorou. E praticamente em todas as escolas o índice de abando diminui”, comentou Aldamir.

A Secretaria Executiva Adjunta do Interior informou que, em 2012, 90,57% dos alunos matriculadas nas escolas de São Paulo de Olivença foram aprovados no final do ano. O índice de reprovação ficou na casa dos 5,07%. E 4,35% abandonaram a sala de aula antes do fim do ano letivo.

Segundo Aldamir, aproximadamente seis mil alunos estão matriculados nas oito escolas do município. O coordenador disse que a participação dos profissionais do município no encontro de gestores desse ano permitiu conhecer boas práticas pedagógicas, que serão implantadas em São Paulo de Olivença.

“A gente pode conhecer a realidade de escolas que superaram desafios e hoje são premiadas. Vimos a importância de termos projetos como o de reforço escolar, por exemplo”, declarou  Aldamir. O 8º Encontro Técnico com Gestores Escolares foi realizado em abril desse ano, e reuniu, aproximadamente, 1,1 mil profissionais da educação de todo o Estado do Amazonas.

Em São Paulo de Olivença, o Centro Educacional Domênico e a escola Desembargador João Rebelo Correa já receberam o prêmio “Escola de Valor”. Concedido pelo Governo do Amazonas às escolas com as melhores médias e menores índices de evasão, o prêmio financeiro é investido pelas unidades educacionais no aprimoramento dos serviços prestados à população.

O tema da mostra de gestão desse ano das escolas de São Paulo de Olivença foi “Folclore: resgatando valores através da educação”.

“A escolha desse tema foi porque a gente observa que através da cultura, a gente pode fazer com que o aluno fique mais presente na escola. A escola resgata a cultura, muitas vezes esquecida. Isso desperta o interesse do aluno”, defende Aldamir.

Em São Paulo de Olivença, Aldamir disse que duas escolas atendem a população indígena das comunidades de Vendaval (com 2,5 mil moradores) e Campo Alegre (com 4,5 mil habitantes). Juntas, as escolas indígenas Poguta e Genésio Custódio Manoel atendem, aproximadamente, 1,2 mil alunos.