Representantes de 24 etnias indígenas participam de semana de debates na Seduc-AM

PAS_3164

Reunião do Conselho Estadual Indígena ocorreu durante toda a semana e tratou de pautas ligadas à educação

Durante toda a semana foram realizados os encontros da primeira Reunião do Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena (Ceei-AM), que teve como tema “Os desafios da Educação Indígena no contexto atual”. O evento se encerra nesta sexta-feira (12/4), no Centro de Treinamento Pe. José de Anchieta (Cepan) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM).

Representantes de mais de 24 etnias debateram temas como formação de professores indígenas, estadualização e construção de escolas específicas. O secretário de Educação, Luiz Castro, assinalou que a nova gestão da Seduc-AM irá respeitar os aspectos culturais, tradicionais e arquitetônicos das próximas instituições de ensino indígenas.

PAS_2713

“Também contrataremos profissionais das próprias etnias onde a escola está localizada, além de investir R$ 500 mil na aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar indígena para compor a merenda escolar. Estaremos providenciando as necessidades, conforme especificidade. O Conselho nos ajuda a chegar na ponta de forma correta”, ressaltou Luiz Castro.

Pautas – A reunião é pautada a partir das necessidades apresentadas pelas escolas, que não têm recebido apoio das prefeituras municipais, de acordo com o presidente da Ceei-AM, Edmilson Munduruku.

“Temos sempre que deliberar entre nós e dialogar com a Secretaria, com o objetivo de melhorar nossa qualidade de vida como um todo. A Educação também é uma ferramenta de luta dos nossos povos”, assinalou o presidente.

A criação da categoria “Escola e Professor Indígena”, e o fortalecimento do Conselho, com sociólogos, antropólogos e linguísticos, foram algumas das pautas em debate na reunião. Para o gerente de Educação Escolar Indígena (Geei) da Seduc-AM, Alcilei Neto, ouvir as demandas de diversas lideranças em um mesmo evento é essencial para executar as propostas.

“São demandas em comum, como a estadualização de espaços específicos escolares, a transferência da gestão ou da posse de bens, que serão analisadas de forma específica, visando atender com o maior alcance possível”, explicou.

PAS_2567

Ceei – O Conselho de Educação Escolar Indígena (Ceei) foi instituído por meio do Decreto Governamental nº 18.749, de 6/5/1998, como parte integrante da estrutura da Seduc-AM e institucionalizado no I Seminário de Educação Escolar Indígena no Estado, realizado em 1998.

FOTO: Cleudilon Passarinho / Seduc-AM