Representantes da Turquia conhecem a estrutura organizacional da Seduc

Reforçando a relação diplomática entre Brasil e Turquia e sugerindo a troca de experiências envolvendo projetos no campo educacional, o secretário de Estado de Educação, professor Gedeão Amorim e equipe receberam nesta terça-feira (10) uma comissão de representantes de associações administrativas, empresariais e de educação oriunda da Turquia.
 
A comitiva internacional foi recebida na sede da Seduc, no bairro do Japiim e era formada pelo secretário geral da Associação Empresarial Brasil-Turquia, Mevlut Emrah, pelo diretor administrativo do grupo Colégio Belo Futuro, Faith Ugur Ozorpak e pelo correspondente do jornal turco Zaman, jornalista PhD, H. Bayram Ozturk.
 
Durante a audiência, o secretário da Seduc, Gedeão Amorim, falou sobre o panorama educacional brasileiro, explanou sobre as características que permeiam o ensino básico e superior no estado e destacou os principais projetos educacionais desenvolvidos pelo Governo do Estado no Amazonas, em especial os Centros de Educação de Tempo Integral e o ensino mediado por tecnologias, que está beneficiando 34 mil estudantes de comunidades rurais do Amazonas. “Projetos estes, empreendidos pela administração do governador Omar Aziz, que estão elevando a escolaridade e aprimorando os indicadores sociais de qualidade de vida da população local”, ressaltou Gedeão Amorim.
 
 
 
Comitiva formada por representantes da Turquia em reunião na sede da Seduc.
 
Após conhecer alguns dos projetos administrados pela Seduc no Amazonas e os estúdios do Centro de Mídias de Educação, os representantes turcos sinalizaram com possíveis parcerias no ramo educacional que podem, futuramente, beneficiar educadores, estudantes e escolas das duas nacionalidades.
 
Antes de retornar ao seu país de origem após dois dias de visitas institucionais a organizações amazonenses, como a Seduc e a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), a comitiva da Turquia conhecerá, às 16h desta quarta-feira (11), a estrutura e os projetos desenvolvidos pelo Centro de Educação de Tempo Integral Gilberto Mestrinho. Localizado no bairro do Educandos, o complexo educacional é um dos nove Cetis recém inaugurados pelo Governo do Estado e é uma das 22 escolas públicas estaduais que funcionam com a modalidade de ensino em tempo integral.