Referência na educação do Estado do Amazonas, IEA comemora 135 anos de fundação

IMG_0017

Nesta quarta-feira, dia 4 de novembro, o Instituto de Educação do Amazonas (IEA) completou 135 anos de fundação. Administrado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) o centenário Instituto tem se destacado ao favorecer o desenvolvimento intelectual e a formação de seus estudantes. Para celebrar a data, alunos, ex-alunos, funcionários, corpo administrativo e docente promoveram uma mostra com o intuito de enaltecer a história da instituição e prestar contas à sociedade acerca dos projetos desenvolvidos.

Fundado em 1880, o Instituto de Educação do Amazonas (IEA) está localizado na Avenida Ramos Ferreira, nº 875, centro de Manaus. É hoje uma das 52 escolas estaduais de tempo integral em funcionamento no Amazonas e se destaca pela execução de projetos educativos, por expressivos índices de qualidade educacional – Ideb (5,4) e Ideam (6,8) e pela quantidade sempre crescente de estudantes finalistas que ingressam no ensino superior.

De acordo com a gestora da unidade de ensino, professora Shirley Vieira de Souza, a data é bastante significativa não só para os estudantes e professores, mas para todos aqueles que fizeram parte da história da instituição. “Em 135 anos de existência, temos construído uma reputação, que é referência pela qualidade do ensino, pelo trabalho da equipe de professores e, é claro, pelo desempenho dos nossos estudantes, que honram o nome da nossa escola, especialmente com a aprovação nas provas de ingresso ao ensino superior”, afirmou a gestora.

Para enaltecer a história do centenário Instituto, a programação de aniversário contou com a cerimônia de entrada das bandeiras, execução do hino da escola, leitura solene do histórico da instituição e exposição de uniformes utilizados pelos estudantes ao longo das décadas. Além disso, o evento foi marcado pela exposição de projetos que se destacaram nacionalmente no segmento esportivo e com a exposição do projeto Espanglês, que envolve música e dança associadas ao ensino de línguas estrangeiras.

Reconhecimento

Para a ex-aluna e pedagoga há 35 anos da instituição de ensino, Mariete Ribeiro, o IEA foi uma grande referência em sua vida enquanto estudante e poder contribuir com a formação de outros jovens é uma enorme satisfação.

“O IEA, ao longo de sua existência, me ensinou que a dedicação, a paciência e o compromisso com a educação são as bases para a formação das mentes do futuro. Aqui, eu aprendi a amar, a respeitar, a enfrentar os obstáculos, principalmente na educação e é dessa forma que busco realizar o meu trabalho diariamente. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa história”, ressaltou a professora.

Concluindo o ensino médio na escola, o estudante William Marinho, 17, destacou a satisfação por estudar na unidade de ensino. “Em meu terceiro ano no IEA e finalizando a minha formação na educação básica, reconheço que a instituição tem um grande valor. A qualidade do ensino se deve ao trabalho da equipe de professores, aos projetos desenvolvidos e às atividades direcionadas ao vestibular. Quando você entra na escola, a sua visão de mundo é uma e, prestes a sair da instituição, minha percepção de vida é outra. Sou muito grato por estar aqui hoje”, mencionou William.

Contando atualmente com 73 funcionários, o Instituto de Educação do Amazonas (IEA) atende hoje a 1.058 alunos oferecendo o ensino de tempo integral nas modalidades ensino fundamental e ensino médio.