Rede pública estadual promove ações para melhorar índices de aproveitamento em Matemática

Formação em Matemática também são ministradas por meio do Centro de Mídias da Seduc para todo o interior

Conforme o relatório “De Olho nas Metas” divulgado na última quinta-feira (2) pelo Movimento Todos pela Educação, menos de 10% dos estudantes brasileiros concluem o ensino médio com total aproveitamento na disciplina de Matemática. Para contornar a deficiência nacional, no Amazonas, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está investindo em ações pedagógicas objetivando a  aprendizagem efetiva dos estudantes e em projetos de formação continuada e na modalidade de pós-graduação voltados para a qualificação de professores.

Atualmente, são aproximadamente três mil o número de professores da rede estadual beneficiados com o programa de pós-graduação executado pelo Governo do Amazonas, a partir de parceria firmada pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Seduc.

Professores de Matemática têm recebido capacitação

Professores de Matemática têm recebido capacitação

De acordo com o Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe) da Seduc, o objetivo destas ações é melhorar a qualidade do ensino, especialmente nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, primordiais para a educação básica.

“Em parceria com a UEA, o Governo do Estado tem ofertado cursos de pós-graduação para educadores da rede estadual em diversas disciplinas, inclusive em Matemática, voltados especificamente para a abordagem das diferentes metodologias que possam ser aplicadas em sala de aula, a fim de que garantir um aprendizado de qualidade para os estudantes”, afirmou a gerente de Ensino Médio da Seduc, professora Ana Donizete de Oliveira.

Grupos Pedagógicos

Outra ação positiva com foco na melhoria do aprendizado estudantil tem sido a realização de formações continuadas direcionadas para os professores que atuam tanto no ensino fundamental quanto ensino médio, através dos Grupos de Trabalho (GT’s), instituídos pela Seduc e compostos por especialistas em diversas áreas do conhecimento.

Direcionado para as escolas públicas estaduais da capital e dos municípios do interior do Estado, esses grupos capacitam os docentes para desenvolver, junto aos estudantes, práticas pedagógicas inovadoras.