Rede pública estadual de educação apresenta evolução nas médias do Enem

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira, dia 12 de setembro, o desempenho das escolas brasileiras participantes do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A divulgação das médias das unidades de ensino aponta para a evolução dos índices da rede pública estadual do Amazonas, que registrou um aumento de 39,4% do número de escolas a atingir média igual ou superior a 500 pontos na prova nacional.
 
Conforme levantamento realizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), no Enem de 2009, 99 escolas públicas estaduais amazonenses alcançaram média igual ou superior a 500 pontos no exame. Já em 2010 este número subiu para 138 instituições, denotando uma expressiva evolução nos níveis educacionais da rede.
 
Outra importante constatação foi o bom retrospecto de escolas públicas estaduais a atingir e a superar a média nacional na avaliação. Conforme dados da gerência de Estatística da Seduc, 54 escolas alcançaram pontuação dentro da média nacional (que varia entre 520,01 e 554,06 pontos) e outras 11 escolas conquistaram pontuação acima da média nacional (com nota superior a 554,06 pontos), com algumas superando a média de 600 pontos na prova, como é caso do Colégio Militar da Polícia Militar, que atingiu 609,07 e a escola estadual de Tempo Integral Marcantonio Vilaça 1, que conquistou 606,75 pontos no Enem.
 
Das onze escolas estaduais a alcançarem média acima da nacional, sete oferecem aulas em tempo integral. O resultado reafirma a decisão do governador Omar Aziz que pretende adotar o tempo integral como modelo de escola no estado. Segundo ele, até o final do seu governo serão 50 escolas de tempo integral.
 
Hoje são 26, sendo nove no novo modelo, os Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti), que possuem estruturas completas, incluindo piscina semiolímpica, auditório, quadra poliesportiva, salas de dança, de música, bibliotecas, laboratórios de informáticas, entre outros equipamentos que permitem ao aluno passar dois turnos na escola. Dos novos Cetis anunciados pelo governador, 20 devem ser no interior, sendo que Parintins inaugurou o primeiro em julho desse ano.
 
Para o secretário de Estado de Educação, professor Gedeão Amorim, a divulgação das médias escolares revelam a evolução significativa dos níveis de qualidade do sistema público de educação do Amazonas. “Por meio de projetos e investimentos maciços em educação, estamos proporcionando à população uma educação de qualidade contínua e cuja evolução pode ser constatada por avaliações nacionais como o Enem e o Ideb. Com a ampliação da rede de escolas de Tempo Integral, ensino mediado por tecnologias, distribuição de notebooks para professores, capacitação docente e repasse de materiais tecnológicos às escolas, temos o desafio de oferecer um ensino de máxima qualidade”, apontou o secretário.
 
O gerente de Ensino Médio da Seduc, professor Edson Melo, destacou a progressão das médias escolares no Enem e disse que a evolução é resultado de um amplo trabalho realizado pelo Governo do Estado, por meio da Seduc, Coordenadorias Educacionais e escolas. “Este trabalho é intenso e envolve a formação de professores, a aplicação de simulados no decorrer do ano letivo, a disponibilização de material didático sobre o Enem, a divulgação de um portal específico com informações sobre o exame para os estudantes, dentre outras iniciativas empreendidas pelo Governo do Amazonas.
 
Escolas públicas estaduais com as melhores médias no Enem 2010:
 

 
Escolas
Média no Enem
Colégio Militar da Policia Militar (Manaus)
609,07
E.E. Marcantonio Vilaça (Manaus)
606,75
E.E. Senador Petrônio Portela (Manaus)
587,07
Colégio Amazonense Dom Pedro II (Manaus)
573,29
E.E. Nossa Senhora do Carmo (Parintins)
571,78
E.E. Senador João Bosco Ramos de Lima (Manaus)
566,33
Instituto de Educação do Amazonas (Manaus)
565,30
Colégio Brasileiro Pedro Silvestre (Manaus)
555,55
E.E. Maria Amélia do Espirito Santo (Manaus)
555,35
E.E. Sant´Ana (Manaus)
554,14
E. E. Professor Otaviano Cardoso (Barreirinha)
552,26