Rede pública de ensino registra mais de 100 mil matrículas realizadas via internet

IMG_9037

Segundo a Seduc, site www.matriculas.am.gov.br continua disponível para solicitações de vagas para a rede pública de ensino.

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) divulgou balanço oficial do processo de matrículas para a rede pública de ensino. Incluindo o atendimento para transferências entre escolas – disponibilizado de 11 a 15 de janeiro – e para novos alunos, iniciado no dia 17 do mesmo mês, um total de 100.140 designações de matrículas foram viabilizadas via internet pela população por meio do site www.matriculas.am.gov.br.

No mesmo período, foram registrados também 71.012 procedimentos de matrículas realizados presencialmente nas escolas, totalizando assim 171.152 matrículas realizadas, entre transferências voluntárias e matrículas para novos alunos.

Representando 68% das designações realizadas, as solicitações de matrículas pela internet no site www.matriculas.am.gov.br prosseguirão, segundo a Seduc, até o preenchimento total das vagas ofertadas.

Conforme a coordenação de matrículas, no site, as pessoas que procuram por vagas na rede pública, em qualquer uma das modalidades da educação básica: ensino infantil, ensino fundamental (1º ano 9º ano), ensino médio (1º ao 3º ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA), podem fazer reserva de vagas.

“O site está disponível, continuará acessível 24h para a população, bastando aos interessados realizar o mesmo procedimento que vinha sendo adotado, isto é, acessá-lo gratuitamente por meio do domínio www.matriculas.am.gov.br, informar um conjunto de dados pessoais e escolares do aluno, apontar a escola desejada e em seguida se dirigir à unidade de ensino em que o aluno obteve a vaga, no prazo de até três dias úteis”, explicou a gerente de pesquisa e estatística da Seduc, Silvana Morais, enfatizando que o atendimento via internet continuará disponível até o preenchimento de todas as novas vagas ofertadas.

Durante coletiva para imprensa realizada no dia 11 de dezembro de 2015, o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, afirmou que 169.211 novas vagas estariam sendo ofertadas, para 2016, pela Seduc e Semed. Deste total, 127.228 estão sendo ofertadas pelo Governo do Estado via Seduc.

Conforme a Gerência de Pesquisa e Estatística da Seduc, somando as requisições realizadas para escolas públicas estaduais administradas pela Seduc e para as municipais da Semed, 109.034 vagas já foram preenchidas.

A gerência informou ainda que enquanto neste ano de 2016 o sistema registrou até a tarde desta terça-feira, 100.140 designações de matrículas realizadas via internet, no ano passado foram registradas apenas 11.293, isto é, 88.847 a menos. “Isto revela a mudança de comportamento da sociedade que fez a opção preferencial pelo atendimento via internet e aponta também a eficácia do serviço que hoje responde por 68% do atendimento de matrículas”, concluiu o secretário da Seduc, Rossieli Soares da Silva.