Rede estadual de ensino e Ceei-AM debatem sobre avanços e melhorias para a Educação Escolar Indígena

Euzivaldo Queiroz-Seduc (41)

O encontrou aconteceu, na tarde desta quarta-feira (03/04), na sede da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Representantes da Secretaria de Estado de Educação Escolar, do Conselho Estadual da Educação Escolar Indígena do Amazonas (Ceei-AM), e de demais lideranças indígenas se reuniram, na tarde desta quarta-feira (03/04), na sede do órgão, zona sul de Manaus, para debater sobre avanços e melhorias para a Educação Escolar Indígenas, na rede estadual de ensino.

A presidente do Ceei-AM, Ivete Tukano, pontuou que sempre tem buscado ser um elo de diálogo entre a secretaria, membros do conselho e lideranças indígenas do estado. Além dela, outros representantes dos povos originários apresentaram as principais demandas para a educação escolar indígena.

“Precisamos cada vez mais buscar avanços para os nossos alunos e professores indígenas. O diálogo é melhor forma de conquistarmos juntos as melhorias que tanto almejamos”, destacou a presidente do Ceei-AM.

Segundo a secretária de Estado de Educação e Desporto Escolar, Arlete Mendonça, o órgão sempre estará aberto ao diálogo, às parcerias e aos encontros que promovam a garantia ao acesso, permanência e qualidade no processo de ensino e aprendizagem de alunos da rede.

“A reunião foi muito proveitosa. Conseguimos avançar em algumas pautas, conversamos sobre a possibilidade de implementação de outras demandas e deixamos claro que não apenas a secretária, mas os técnicos desta secretaria sempre estarão dispostos ao diálogo respeitoso e fraterno. Ganham nossos alunos, os povos originários e a Secretaria de Educação”, frisou a secretária Arlete Mendonça.

Texto: Gisa Prazeres

FOTOS: Euzivaldo Queiroz /Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar