Rede estadual de educação promove a II Mostra de Ciências dos programas Pró-Engenharias e RH-TI

IMG_2045

Com a apresentação de protótipos de painel solar caseiro, sistema de alarmes de segurança, braço hidráulico, robô de trilha, dentre outros experimentos, os estudantes da rede pública estadual matriculados no Centro de Educação de Tempo Integral/Ceti Sérgio Pessoa de Figueiredo, localizado na rua Uirapuru, bairro Cidade de Deus, participaram nesta terça-feira (24) da II Mostra de Ciências dos programas Pró-Engenharias e Recursos Humanos em Tecnologia da Informação (RH-TI).

Criados pelo Governo do Estado e coordenados em regime de parceria pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Fundação de Amparo à Pesquisa no Amazonas (Fapeam), os programas Pró-Engenharias e RHTI visam suscitar talentos para as áreas de exatas, contribuir para a formação dos estudantes da rede pública e favorecer o surgimento de profissionais de referências mediante o ingresso ao ensino superior.

IMG_3661

Além de apresentar, por meio de experimentos, os conhecimentos adquiridos pelos estudantes que integram os dois programas, a mostra teve por objetivo favorecer o contato da população com o saber científico.

Participando da exposição e integrando o programa que é desenvolvido há mais de um ano no Ceti Sérgio Pessoa Figueiredo, a estudante Sandy Alves, 16, aluna do 1º ano do ensino médio mencionou que as ações desenvolvidas reforçam a aprendizagem e incentivam um maior comprometimento dos alunos com o estudo. “Podemos dizer, sem sombra de dúvidas, que passamos a aprender mais com os projetos. A formação teórica e as oficinas práticas realizadas em nossa escola com a participação de monitores nos levam a aprofundar os assuntos tratados em sala de aula. Observando como a teoria está relacionada com o nosso cotidiano é muito interessante. Aprender se tornou algo prazeroso”, contou a aluna.

IMG_5737

Durante a abertura mostra, a gestora do Ceti Sérgio Pessoa, Amariles Barroso, destacou as oportunidades que os programas Pró-Engenharias e RH-TI têm propiciado aos estudantes. “Somados aos demais projetos e programas de nossa escola, os programas governamentais são um estímulo à aprendizagem e à participação efetiva dos alunos. A mostra realizada nesta semana é um momento festivo onde a comunidade pode atestar a dedicação de nossos alunos para o aprendizado”, citou.

Com equipes e educadores especializados, ambos os programas – Pró-Engenharias e RH-TI – procuram acompanhar os estudantes da rede pública estadual, matriculados no ensino médio, que apresentem aptidão para as áreas de exatas e tendência vocacional para seguir carreira nos vários ramos da Engenharia e também nos de Tecnologia da Informação.

Integrados aos dois programas os estudantes participaram normalmente das atividades curriculares em sua escola de origem e no contraturno têm acesso às atividades de formação previamente programadas, que envolvem formação com conteúdo específico e atividades de campo.

“São experiências que contribuem com o ensino de qualidade e que favorecem fortemente o desenvolvimento intelectual dos alunos”, apontou uma das monitoras dos projetos no Ceti Sérgio Figueiredo, a graduanda do curso de Engenharia Química pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Tainá Pimentel.