Proteção animal e relação com pets são temas de projetos desenvolvidos por alunos

cetisergiopessoaoficial_64372259_25786635261083293_1654554737903041528_n

Exposição fotográfica e projeto Cãociência são realizados por estudantes do CETI Sérgio Pessoa

O amor e a proteção aos animais e a biopirataria são os principais temas de duas atividades realizadas por alunos da CETI Prof. Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo: o projeto “Cãociência” e a Exposição Fotográfica ‘Nossos Pets’ apresentaram os temas de forma lúdica, dentro e fora da instituição de ensino.

O Projeto “Cãociência” aborda vários temas relacionados à proteção animal, incluindo o direito dos pets, a guarda responsável e problemáticas como maus-tratos, abandono e até biopirataria. Já a Exposição Fotográfica Nossos Pets conta com um acervo de mais de 60 fotografias dos estudantes e de/ou seus animais de estimação.

As atividades foram organizadas pela professora de Biologia do CETI, Dariene Santos. “Os objetivos das atividades são retratar as relações afetivas entre as pessoas e seus bichinhos e mostrar, para a comunidade escolar, a importância do cuidado correto com os animais, seja no ambiente doméstico ou na rua”, explicou a educadora da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM).

Da sala de aula para a comunidade – Os projetos foram primeiramente realizados na própria instituição de ensino, durante a Semana do Meio Ambiente, mas foram além do pátio do CETI. Pelo segundo ano consecutivo, as exposições fizeram parte da Virada Sustentável Manaus – evento realizado em várias partes da capital e que objetiva chamar a atenção para a preservação da floresta.

“Vemos isso [exposição fora da escola] como uma importante ferramenta de divulgação científica e preparação dos alunos para desafios futuros. Vale ressaltar que dois dos alunos que participaram em 2018 retornaram este ano, desta vez como voluntários”, ressaltou Dariene.

A experiência foi gratificante e enriquecedora, nas palavras da aluna Thaís Mikely, especialmente para seu conhecimento científico na área de Biologia. Quem concorda é Mônica Campos, estudante que também foi voluntária na atividade no Bosque da Ciência, durante a edição 2019 da Virada.

“Foi um dia repleto de interação com a Natureza. Conheci profissionais da área de Ciências Biológicas. E ainda pude falar sobre os cuidados com os animais domésticos, o que me fez ficar ainda mais impressionada e apaixonada pelas questões ambientais. Espero participar no próximo ano novamente e criar mais experiências boas como essa”, assinalou Mônica.

Destaque nacional – Além dos projetos realizados, os alunos também desenvolveram uma iniciativa na temática pela qual representarão o CETI a nível nacional. Durante a competição Startup in School, promovida pelo Google na escola em junho, a equipe vencedora apresentou um aplicativo que tem como objetivo resgatar animais de rua e reduzir o alto índice de abandono em Manaus. Intitulado aplicativo ‘Animalife’, o app tem como ideia central mapear animais abandonados na cidade.

O grupo campeão se prepara para, em outubro, representar a região Norte em um Day Camp de aceleração, no Google Campus, em São Paulo. Caso os amazonenses vençam a etapa nacional, eles terão a oportunidade de desenvolver o app voltado para animais.

Fotos: Divulgação/ SEDUC