Projetos desenvolvidos na rede estadual de ensino são apresentados na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia

Estudantes amazonenses partciparam da Febrace 2016, realizada em São Paulo-SP

Projetos desenvolvidos por alunos e professores do programa estadual Pró-Engenharias foram apresentados na Febrace 2016, ocorrida na Escola Politécnica da USP, em São Paulo.

Realizada entre os dias 15 e 17 de março em São Paulo-SP, a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) contou com a representatividade de estudantes e um professor da rede pública estadual do Amazonas. Integrados ao programa estadual Pró-Engenharias que é desenvolvido no espaço da escola estadual de tempo integral Senador Petrônio Portela, localizada no bairro Dom Pedro I, os representantes amazonenses participaram da feira expondo os projetos “Boné para auxiliar na Mobilidade de Portadores de Deficiência visual em vias Públicas” e “Tênis Inteligente: Monitoramento de Gasto Calórico de acordo com a quantidade de passos”. O evento foi realizado na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

Ambos os projetos foram avaliados positivamente no evento e rendeu à comitiva amazonense o prêmio pela contribuição em tecnologia assistiva concedido pelo Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer e propiciou ao professor amazonense Wadson Benfica – que coordena ambos os projetos – a indicação ao prêmio ‘Professor Destaque’ na Febrace 2016.

Na última sexta-feira, a comitiva amazonense que participou da Febrace – formada por sete estudantes da rede pública estadual e o professor orientador – teve a oportunidade de ser recepcionada, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, pelo governador do Estado, José Melo e pelo secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva.

Professor coordenador dos projetos, Wadson Benfica (ao centro),  ao lado do governador José Melo e secretário da Seduc, Rossieli Soares.

Professor coordenador dos projetos, Wadson Benfica (ao centro), ao lado do governador José Melo e secretário da Seduc, Rossieli Soares.

Para o professor coordenador dos projetos apresentados, Wadson Batista, a participação na Febrace representa o reconhecimento ao trabalho desenvolvido e a certeza de uma experiência enriquecedora nos segmentos de ciências e engenharia. “É, sobretudo, uma experiência de grande importância para os nossos alunos. Tivemos a oportunidade de conhecer e dialogar com professores, mestres e doutores, de todo o Brasil e trocar experiências na área da educação. Neste evento, percebemos que o nível da qualidade dos trabalhos de nossos alunos não ficou abaixo de nenhum outro estado do Brasil”, revelou o professor Wadson Benfica.

Projetos

O projeto “Boné para auxiliar na mobilidade de deficientes visuais em vias públicas” foi pensado para auxiliar a locomoção das pessoas com limitações físicas, sobretudo, em locais com difícil acesso.

Protótipo 1 - Projeto Boné para auxiliar mobilidade de deficientes visuais

O protótipo do boné, apresentado na Feira, possui um sistema eletrônico composto por uma placa de circuito integrado interligado a um sensor ultrassônico sensível a uma distância de até dois metros. Contempla também um fone de ouvido que recebe sinal para detectar algum obstáculo, informando à pessoa quando estiver próximo de algum obstáculo, prevenindo possíveis acidentes.

Já o segundo projeto, “Tênis inteligente: monitorando o gasto calórico de acordo com a quantidade de passos”, busca colaborar com os que pretendem alcançar uma maior qualidade de vida, especialmente com os que não realizam atividades por conta da rotina excessiva de trabalho. O sistema integrado do tênis, de acordo com o professor Wadson Benfica, calcula a quantidade de passos dados por uma pessoa e converte a informação em valores de gastos calóricos.Protótipo 2 - Projeto Tênis Inteligente

“Ele funciona com mecanismo eletrônico sensível à flexão, adaptado a uma palmilha e envia para uma placa de circuito integrado. A placa, por sua vez, envia para um aplicativo no smartphone, que calcula a quantidade de gasto calórico a partir dos passos efetuados e apresenta o resultado para o usuário, que pode saber a distância percorrida e a quantidade de calorias eliminadas durante a atividade executada”, explicou o professor.

Participaram da Febrace os estudantes da rede estadual do Amazonas: Alexandro Brito (aluno da escola estadual José Milton Bandeira), Gabriel Teixeira (da escola estadual Senador João Bosco Ramos de Lima); Gabriel dos Santos, (da escola estadual Liberalina Weill); Helmer Rodrigues, Julis de Araújo e Hylbert Rodrigues (da escola estadual Waldocke Fricke de Lyra (3º CMPM) e Manassés Souza (da escola estadual Castelo Branco).

Para o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, a participação da rede estadual na Febrace aponta para a efetividade dos projetos pedagógicos que são desenvolvidos no Estado. “A Febrace é uma das mais importantes mostras científicas e de inovação promovidas no país. A participação amazonense neste renomado evento do segmento nos orgulha e nos motiva a intensificar as políticas pedagógicas voltadas para o aprendizado efetivo dos estudantes da rede pública”, citou Rossieli Soares.