Projeto Trilhas da Capital reúne com lideranças escolares da rede estadual de ensino

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O encontro com gestores, secretários e pedagogos debateu sobre indicadores pedagógicos, e precede o início das formações com professores

O projeto “Trilhas da Capital”, da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, deu um novo passo no cronograma de formações. Após o fim das visitas a 21 escolas da rede estadual em busca de práticas exitosas, a iniciativa reuniu, nesta terça-feira (09/04), gestores, secretários e pedagogos de unidades de ensino da Coordenadoria Distrital de Educação (CDE 01). Os encontros com os professores começam no próximo dia 22 de abril. 

Com o término da etapa inicial do projeto, na última segunda-feira (08/04), quando escolas de todas as CDEs receberam equipes de formadores do Centro de Formação Padre José Anchieta (Cepan) para exibição de práticas exitosas, o projeto segue agora com as reuniões junto aos líderes do corpo docente de cada unidade de ensino. Neste primeiro momento, participarão as escolas da CDE 1 que envolve as unidades da zona sul da capital.

Os encontros, como o realizado nesta terça-feira, também acontecerão com as outras coordenadorias, com o objetivo de sinalizar as dinâmicas formativas, que serão vivenciadas pelos professores.  

“Esse momento foi um bom início de partida desse projeto. Para crescermos nossos índices, é imprescindível que a gente saiba para onde queremos ir e o alinhamento de hoje vem nesse sentido. Temos um ponto de partida, um objetivo e vamos caminhar juntos até ele”, destacou o gestor da Escola Estadual (EE) Luizinha Nascimento, Aprigio Siqueira. A unidade de ensino, localizada na zona sul de Manaus, é uma das instituições da CDE 1 contempladas pela formação.

Critérios 

Para a formação do “Trilhas da Capital”, as escolas escolhidas pelo Cepan foram definidas a partir dos indicadores pedagógicos retirados das provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) dos anos de 2017, 2019 e 2021, além dos resultados das aplicações da Avaliação de Verificação de Aprendizagem do Amazonas (Avam) de 2023. Todas as CDEs terão escolas representantes durante as formações. 

“Temos escolas em diferentes realidades. Nossa escolha pelas unidades de ensino é com objetivo de atender melhor, com mais especificidade”, enfatizou a diretora do Cepan, Regina Ortiz. 

Próximos passos 

Nos próximos dias, todas as escolas escolhidas para a formação terão realizado a reunião introdutória com o Cepan, representadas pelos seus gestores, secretários e pedagogos. Paralelo a essas reuniões, a formação com os professores, ponto alto do ‘’Trilhas da Capital’’, já começa no próximo dia 22 de abril, com docentes de 12 escolas da CDE 1. 

O cronograma organizado pelo Cepan define duas datas semanais de atividades, uma destinada aos professores de Língua Portuguesa e outra aos docentes de Matemática. Serão três semanas de formações para cada coordenadoria, totalizando seis encontros. Uma escola polo de cada CDE receberá os profissionais do Cepan e das unidades de ensino. Neste próximo dia 22, o Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Gilberto Mestrinho recebe o primeiro ato formativo. 

“Nosso objetivo não é só melhorar para o Saeb de 2025, mas no dia a dia. Formar os professores influencia na rotina dos estudantes, impacta na qualidade de ensino e é isso que a gente busca”, ressaltou a formadora Jennifer Carvalho, do Núcleo Pedagógico do Cepan. 

No total, até dezembro, docentes de mais de 75 escolas estaduais da capital amazonense terão recebido as formações. 

Texto: Luiggi Bacelar

FOTOS: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar