Projeto de incentivo à leitura fomenta publicação literária de autores mirins

Contribuindo com a formação de novos leitores e incentivando a comunicação social dos estudantes por meio da escrita, a Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc) tem facilitado o surgimento de uma série de projetos nas escolas da capital e do interior do Amazonas.

Com a colaboração e financiamento do Ministério da Educação, um desses projetos é o ‘Valorizando Talentos’, por meio do qual a escola estadual Euclídes da Cunha lançou um livro com a produção textual de seus estudantes.

O evento de lançamento da obra aconteceu na última quinta-feira (16), na própria escola e contou com a participação da Coordenadora de Gestão Escolar do Ministério da Educação (MEC), Manuelita Falcão e também da Secretária de Educação Adjunta da Capital, Ana Maria Falcão.

 
Durante a solenidade de lançamento, ao falar com os estudantes escritores e com seus familiares, a Coordenadora do MEC, Manuelita Falcão, frisou que projetos como este, contribuem para a existência de uma rede escolar cada vez mais pulsante e criativa. “Ficamos felizes ao saber que as escolas brasileiras estão empregando as verbas federais de maneira a contribuir efetivamente com a aprendizagem dos estudantes”, comentou a representante do Ministério.

 
O livro ‘Valorizando Talentos’ conta com textos produzidos em oficinas e elaborados por dezenas de estudantes da escola. Conforme a direção da Unidade de ensino, todo o corpo pedagógico da instituição auxiliou na elaboração do material.

 
O conteúdo da publicação é bastante diversificado, cotando com aproximadamente 40 textos, em sua maioria em forma de poesia. Dentre os textos, destacam-se: “Conto da Rua”, “História do bairro Cachoeirinha”, Consciência Negra”, “Manaus, minha cidade” e “Memorial Escolar”.

 
A Secretária de Educação Adjunta da Capital, Ana Maria Falcão, parabenizou os estudantes pela iniciativa e lembrou que é meta do Governo do Estado e da Seduc fazer de cada escola um ambiente criativo e propício à valorização da leitura e escrita.