Projeto aplicado pela rede estadual de ensino do Amazonas é destaque em conferência realizada em Portugal

Projeto foi apresentado na Universidade de Coimbra, Portugal

O projeto “O uso dos descritores como ferramenta eficiente no ensino da Matemática no Estado do Amazonas” foi apresentado pelo professor doutor em Matemática e técnico da gerência de ensino médio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Aldemir de Oliveira, na 1ª Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa, realizada na Universidade de Coimbra, em Portugal.

A pesquisa apresentada avalia as fragilidades com relação às habilidades e competências dos alunos nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e ensino médio e está baseada na análise dos dados do Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (Sadeam), considerando os descritores com maiores e menores índices, no período que compreende os anos de 2008 e 2014.

Também apresentado no 2º Simpósio Nacional da Formação do Professor de Matemática, realizado em Brasília, neste ano, o projeto leva em conta a metodologia utilizada nos Grupos de Trabalho (GTs) de Matemática desenvolvidos pela Seduc e que tem como objetivo promover a formação de professores que atuam na rede estadual, aprimorando as metodologias utilizadas para o ensino da disciplina.

Segundo professor Aldemir de Oliveira, a participação no projeto foi extremamente positiva, principalmente pela oportunidade de compartilhar com outros especialistas um projeto que tem sido referência na educação do Amazonas. “A socialização do trabalho durante a conferência foi bastante significativa, pois muitos países que falam a Língua Portuguesa, não conheciam essa ferramenta pontual (descritores) como forma de verificar a questão da aprendizagem. Isso mostra que estamos tendo reconhecimento pelo trabalho desenvolvido junto aos educadores da rede estadual”, explicou o professor.

A partir do estudo realizado, ainda de acordo com professor Aldemir, será possível, posteriormente, determinar políticas públicas eficientes destinadas à formação continuada do professor de matemática da rede estadual de ensino. “O trabalho tem demonstrado novas possibilidades de análise nos indicadores de desempenho que contribuirão com o debate da qualidade de ensino da matemática e de ações metodológicas na educação do Amazonas”, afirmou Aldemir.

Criado no ano de 2013, após a realização do 8º Encontro Estadual de Gestores, realizado em Manaus, o Grupo de Trabalho de Matemática busca valorizar os saberes dos profissionais da Seduc e oportunizar o debate amplo entre professores, sugerindo metodologias mais dinâmicas para o ensino da disciplina.