Projeto “A Magia do Natal” leva a conscientização do uso de materiais reciclados na EETI Altair Severiano Nunes

IMG_8687

Com o objetivo de promover e conscientizar os alunos sobre o uso sustentável de materiais reciclados, aliados ao espírito do Natal, na manhã da última quinta-feira (7), a Escola Estadual de Tempo Integral Altair Severiano Nunes, localizado no Parque Dez, Zona Centro-Sul de Manaus, realizou uma gincana com os alunos que tinham como tarefa arrecadar alimentos, brinquedos para doar a uma instituição de caridade e ornamentar a escola com os materiais reciclados. Cada turma realizou apresentação voltada ao projeto com tema: “A Magia do Natal”, e com exibição do nascimento de Jesus, como verdadeiro símbolo do Natal.

A escola faz parte da Coordenadoria Distrital de Educação 3 (CDE 3), que com iniciativa dos professores desenvolveu o projeto e envolveu os alunos para reaproveitar materiais descartados na escola como uma possibilidade de transformar em produtos de decoração.

“O objetivo é promover essa integração com os alunos e o material reciclável descartado na escola, que não teria nenhum retorno”, enfatiza o gestor da escola, Rodrigo Ribeiro.

Uma das exibições desta culminância foi da turma do 8º ano do Ensino Fundamental que uniu os alunos nos ensaios e para apresentar o tema de dança com ritmo de funk e hip-hop.

“É uma questão de fraternidade, de amor e paz, porque tem muita gente precisando de brinquedos, alimentos, que os pais estão desempregados e não têm como comprar e a escola procura ajudar os necessitados”, disse o aluno Ismael Davi Melo Brito, 14, do 8º ano do Ensino Fundamental e que estava muito feliz em ajudar o próximo.

A gincana cultural contou com perguntas e respostas do tema natalino, e os alimento e brinquedo arrecadados serão entregues na Unidade de Acolhimento Moacir Alves, que trabalha com crianças e adolescentes com deficiência. No final da gincana a turma vencedora recebeu o troféu de campeão.

Para o aluno Heitor Breno Lima Alvarenga, 14, que cursa o 9º ano do Ensino Fundamental, foi uma disputa de muito empenho. “É bom participar da gincana porque as pessoas conhecem a história do Natal superficialmente pensando que é somente presente, mas através da peça a gente consegue entender bem melhor o que o Natal quer passar pra gente”, explica Heitor, que fez o papel de Jesus em sua apresentação e acrescentou que sua turma fez uma árvore de natalina com copos descartáveis recolhidos depois da merenda escolar e destacou que nenhum copo foi comprado.

 

Fotos: Lucas Abecassis/SEDUC