Professores do mestrado assinam Termo de Compromisso com a Seduc-AM

WhatsApp Image 2019-07-25 at 15.32.50

Documento simboliza o comprometimento dos candidatos com o mestrado e a secretaria; profissionais foram aprovados no Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE–Ufam)

Dezoito professores da rede estadual assinaram, na manhã desta quinta-feira (25/07), um Termo de Compromisso para darem à matrícula no Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE–Ufam), convênio entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM) e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Os profissionais aprovados no processo seletivo deverão começar o curso já no próximo mês de agosto.

O documento simboliza o comprometimento dos candidatos com o mestrado e a Seduc-AM – que, durante todo o curso, manterá os salários dos professores. “Ao assinarem o termo, esses profissionais estão assumindo um compromisso e uma responsabilidade com a secretaria. É uma garantia de que eles não só comparecerão às aulas como também não serão reprovados”, afirmou o gerente de Parcerias para Formação Profissional da Seduc-AM, Roberto Sanches Mubarac.

WhatsApp Image 2019-07-25 at 15.32.50 (1)

De acordo com ele, inscreveram-se 180 candidatos no PPGE-Ufam, dos quais 22 foram aprovados (quatro estão na lista de espera). “Esse convênio representa um incentivo da secretaria com seus professores a nível mestrado”, acrescentou Roberto.

Para o secretário executivo adjunto pedagógico da Seduc-AM, Raimundo Barradas, o Mestrado em Educação é oportunidade única para os 18 profissionais da rede estadual. “Em um momento em que boa parte do Brasil está ‘andando para trás’, essa parceria simboliza a força que o Estado está dando a esses candidatos. (…) É prioridade que nossos professores tenham oportunidades de formação e o governador Wilson Lima, juntamente com o secretário Luiz Castro, assumiram essa tarefa”, reforçou.

Barradas desejou, ainda, boa sorte aos futuros mestres em Educação. “Torcemos para que os professores assumam essa missão com muita responsabilidade e aproveitem o apoio e o incentivo que o Governo está dando para a sua formação”.

Pesquisa – Para o Mestrado em Educação do PPGE-Ufam, as linhas de pesquisa foram: Processos Educativos e Identidades Amazônicas, Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional; Formação e Práxis do(a) Educador(a) Frente aos Desafios Amazônicos; e Educação Especial e Inclusão no Contexto Amazônico.

Novos cursos – Roberto Sanches Mubarac adiantou que, para 2020, a Seduc-AM deverá firmar novas parcerias com universidades do Amazonas. “A ideia é que possamos atender a todas as áreas da educação básica. Já temos esses convênios em andamento com a Universidade do Estado do Amazonas (Uea), para o mestrado interdisciplinar de Ciências Humanas, Educação em Ciências e Recursos Hídricos; e com a Ufam, para o mestrado em Filosofia, História, Ciências e Matemática”, revelou.

Foto: Divulgação/Seduc