Professores do interior participam de capacitação sobre o Enem

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vem adotando uma série de políticas educacionais objetivando resultados positivos no exame nacional do ensino médio (Enem). Até o próximo dia 15, a Seduc oferece um curso de capacitação sobre as metodologias do Enem a mais de 500 professores de ensino médio, que atuam na rede pública do interior do Estado.

A capacitação é orientada e monitorada por uma consultoria especializada – Multimeios/RJ – e ministrada via satélite aos professores por meio dos recursos tecnológicos do Centro de Mídias da Seduc.

De acordo com a diretora do Departamento de Políticas e Programas Educacionais da Seduc, Cínthia Régia do Livramento, o curso visa orientar os professores do ensino médio quanto as metodologias e fundamentos utilizados pelo Ministério da Educação na elaboração das provas do Enem. “Capacitaremos os professores para que, em seguida, eles trabalhem de forma intensiva na preparação dos alunos para o exame do Enem”, disse.

Cínthia Régia explicou que nesta etapa de formação, os professores do interior terão acesso a fundamentos teóricos-metodológicos das disciplinas de língua portuguesa, matemática, física, química, biologia, geografia e história, tendo material didático específico e orientação de consultores.

"Os professores também terão a sua disposição um site (www.enemintensivo.com.br/amazonas) e nele terão acesso a material de apoio e a vários simulados similares à prova do Enem, para serem trabalhados, em sala de aula, com seus alunos. Com todo esse suporte, os professores trabalharão, durante o mês de agosto, com uma proposta de ensino dirigida para o exame do enem, que será aplicado no dia 31 de agosto”, explicou Cínthia Régia.

Na abertura do curso, o secretário de Estado de Educação, Gedeão Amorim, dialogou com os professores do ensino médio participantes da formação e frisou que o Governo do Estado está trabalhando para que o Amazonas tenha um desempenho satisfatório no exame do Enem. “Investimos na capacitação dos professores e a partir do trabalho que eles desenvolverão, esperamos que os alunos obtenham êxito”, apontou.

A secretária adjunta de Educação do Interior, Magaly Régis também participou da transmissão da primeira aula do curso, citando que a Seduc e o Governo do Estado têm a expectativa de que o Amazonas seja bem sucedido no Enem, a exemplo do que ocorreu na avaliação do Ideb, onde constatou-se que o Amazonas foi o segundo estado brasileiro que mais avançou na educação básica nos últimos dois anos.