Professores do Amazonas ganham reajuste de 12,14%

O governador do Amazonas, Eduardo Braga, assinou no dia 12/06, um acordo de metas/protocolo de intenções com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Amazonas (SINTEAM), que assegura um reajuste de 12,14% à categoria, a partir de primeiro de junho, estabelece um piso salarial de R$ 1.066,78 e fixa o dia primeiro de março como data base para fins de reajuste anual. Com o reajuste, os professores do Amazonas passama a ter o 3º maior salário da categoria no Brasil.

Para a presidente do SINTEAM, Isis Tavares, a iniciativa revela o amadurecimento das relações entre o governo e os representantes dos professores, que têm um objetivo único: proporcionar melhor qualidade de ensino aos estudantes.

“Estamos satisfeitos, porque o reajuste atende as expectativas dos professores”, disse ela, destacando que pela primeira vez “na história de luta do Magistério foi possível chegar a um acordo sem a necessidade da greve”.

Além de formalizar o compromisso entre a Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), o SINTEAM, o documento assinado pelo governador Eduardo Braga visa atingir as metas traçadas no Plano Estadual de Educação e as reivindicações da categoria, bem como dinamizar o aprimoramento efetivo dos profissionais do Magistério com a educação ofertada aos alunos da rede pública estadual de ensino.

O protocolo de intenções e compromisso assinado estabelece, ainda, a aplicação por parte do governo, quando da correção anual de salário, do IPCA ou índice que o substitua, respeitada as disposições contidas na Lei que estabeleceu o Piso Salarial Nacional.

Já o SINTEAM, assumiu o compromisso de promover movimento de valorização da educação, desenvolvendo atividades na busca de soluções que assegurem o ensino de qualidade social.