Professores discutem os novos rumos da educação ambiental

Na última quarta-feira, como parte das programações escolares da Semana do Meio Ambiente, 250 professores da rede pública de ensino participaram de um encontro no qual a pesquisadora e doutora em educação pela Universidade Federal do Mato Grosso, Elizabeth Santos, ministrou a palestra  “Paradigmas da Educação Ambiental”.

O evento foi promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e realizado no auditório da Universidade Estadual do Amazonas (UEA). Segundo Elizabeth Santos, o objetivo da palestra foi de favorecer uma reflexão sobre o papel da escola no destino do meio ambiente.

Para a especialista, pais e professores são os principais responsáveis pela conscientização dos estudantes na questão da responsabilidade ambiental. Ela ressaltou que a escola tem um papel fundamental nesse processo. “Embora pequenas, as ações realizadas nas escolas podem despertar na sociedade a conscientização para o cuidado com o meio ambiente”, ressaltou Elizabeth.

Um exemplo dessas ações são as caminhadas de sensibilização realizadas por diversas escolas da rede pública estadual nesta Semana do Meio Ambiente. A escola estadual Pedro Silvestre (localizada no bairro do São Raimundo), por exemplo, realizará uma ‘Caminhada Ambiental’ no próximo sábado.  Com faixas, maquetes, cartazes e panfletos, cerca de 300 estudantes do 6º ao 9º ano participarão da manifestação pública em favor do meio ambiente.

A gestora da escola, professora Socorro Rocha, participou da palestra com a pesquisadora Elizabeth Santos e frisou que os temas discutidos durante a palestra serão posteriormente socializados juntos aos professores e estudantes para que mudanças em prol do meio ambiente sejam, de fato, realizadas. “Com dedicação e persistência queremos combater toda espécie de ação prejudicial à natureza”, afirmou a gestora.