Professores debatem e estudam aspectos da cultura indígena em semana temática

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Com o tema “Identidade étnica: eu faço parte dessa história!”, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) concluiu um ciclo de programações temáticas relacionadas à semana e ao mês dos povos indígenas. O tema escolhido para as programações de 2013 teve como principal vertente o convívio e o entendimento igualitário entre as diversidades, tema este justificado pela formação plural da população brasileira.

Sob a coordenação da Gerência de Educação Escolar Indígena da Seduc, as programações realizadas também suscitaram, entre a classe de educadores, uma reflexão acerca da identidade social nos seus aspectos individual, coletivo e da auto-afirmação dos povos.

Além das diversas atividades realizadas no âmbito das escolas, um dos pontos altos da programação foi uma formação educacional realizada entre os dias 16 e 19 de abril no Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan), localizado no bairro do Japiim (zona sul de Manaus).

O evento reuniu professores, organizações indígenas, estudantes de universidades públicas e privadas tendo como palestrantes: Gersen Baniwa (Ufam), Silvio Cavuscens (Secoya), Alcilei Mura (Povo Mura), Alva Rosa (Seduc), Rommy Cabral e Ádria Simone de Souza (UEA), Elias Yaguakã (Povo Maraguá), Adelson Gonçalves, Amarildo Munduruku (Conselho de Educação Escolar Indígena), dentre outros.  

Oficinas pedagógicas

O bacharel em Educação Física, Adenildo Souza e a professora Miriam Martins, ambos formados na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), relataram durante o ciclo de palestras, a experiência das oficinas pedagógicas com a temática indígena, ministradas nas escolas estaduais de Manaus, por meio de um projeto de extensão da universidade.

Segundo o professor, a proposta da oficina é retirar o padrão indígena criado ao longo da história. “O nosso objetivo é desmistificar o estereótipo do indígena muito presente nos livros, por isso trabalhamos com uma didática pedagógica intercultural, mostrando que muitas das nossas brincadeiras infantis, foram criadas a partir da cultura indígena,” disse Souza.

A oficina já foi ministrada para cerca de 300 alunos da rede pública e universitários, interessados em conhecer os jogos e demais brincadeiras dos povos indígenas do Amazonas. De acordo com a professora Miriam Martins, o projeto de extensão é realizado durante quatro meses em uma escola pública e possui três etapas. “Quando realizamos as oficinas nas escolas os alunos seguem três etapas: na primeira, buscamos conscientizá-los sobre a atual realidade indígena, na segunda apresentamos aos alunos a cultura dos jogos e brincadeiras que são muito parecidas com as nossas. Por fim, na terceira etapa os estudantes confeccionam os brinquedos e criam as brincadeiras, a partir do que vivenciaram durante a oficina,” destacou Miriam.

Outra palestrante do evento foi a professora de Didática e Estágio no curso de formação de professores indígenas da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Ádria Simone Duarte que trouxe o tema “Educação e Interculturalidade”.

Para a professora, o Dia do Índio é um momento para relembrar as lutas e conquistas desses povos. “É sempre necessário relembrar a diversidade cultural e contexto em que se desenvolveram as lutas e conquistas envolvendo os povos indígenas. Na palestra recordo a história, a escravidão, as necessidades e a atual condição indígena. Também retrato o lado estereotipado que a nossa sociedade tem em relação a eles,” declarou Ádria Duarte.

Conhecimento singular

A estudante do 5º período de Pedagogia do Centro Universitário do Norte (Uninorte), Carla Karen de Pinho, acredita que participar do evento traz um conhecimento singular que futuramente ela passará aos seus alunos. “Este evento buscar sensibilizar todos os estudantes da área de educação para que possamos conhecer as questões indígenas com um olhar diferente. Por isso estou participando e futuramente a minha missão será ensinar os aspectos históricos e culturais desses povos,” disse Carla Pinho.

Segundo a Gerência de Educação Escolar Indígena da Seduc, nos dias 16 e 17 de abril, foram realizadas atividades temáticas em 24 escolas públicas estaduais da capital, abrangendo todas as zonas da cidade de Manaus, nas quais os professores promoveram palestras, debates, exibição de vídeos, dinâmicas, dentre outras atividades.