Professores de escolas da zona norte de Manaus participam de oficina de Língua Portuguesa

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) por meio de sua Coordenadoria Distrital 7 realizou nesta semana uma oficina de formação em Língua Portuguesa direcionada a 160 professores de escolas da zona norte de Manaus. Promovida no auditório da escola estadual Zilda Arns, a capacitação abordou conteúdos relacionados ao desenvolvimento das Olimpíadas de Língua Portuguesa, que mobilizarão estudantes de todos os pontos do país.
 
No curso foram abordados a estrutura e o funcionamento das Olimpíadas de Língua Portuguesa e traçadas as estratégias para a participação efetiva das escolas públicas estaduais do Distrito 7 na competição educativa, visando alcançar o sucesso e a premiação do maior número possível de estudantes.
 
Ministrada pela técnica da Gerência de Ensino Fundamental da Seduc e coordenadora estadual das Olimpíadas, professora Francisca França, a formação foi direcionada a professores do Ensino Fundamental (do 5º ao 9º ano) e do Ensino Médio, citando os procedimentos e os resultados das Olimpíadas nos anos anteriores. “Os 160 professores participantes da oficina receberam orientações sobre os gêneros textuais, sendo objeto de estudo e avaliação os gêneros: poema, memórias, crônica e artigo de opinião”, explicou França.
 
Aprendizagem e motivação
 
No curso, os educadores compartilharam experiências e foram orientados a usar da criatividade para motivar a prática da escrita em sala de aula. Ao final da capacitação, alguns relatos revelaram o entusiasmo dos participantes, como o da professora Rosa Lima Lourenço, que pretende agora contribuir com o surgimento de jovens poetas. “Até a aplicação deste curso, nunca havia redigido uma poesia. Com a experiência adquirida no curso, trabalharei o gênero com mais entusiasmo junto aos estudantes”, revelou. 
 
Para o coordenador do Distrito 7, professo Júlio César Meirelles, a formação organizada pela Seduc foi positiva, favorecerá a motivação dos docentes e consequentemete impulsionará a participação dos alunos nas olimpíadas nacionais.