Professores da rede pública por meio de sua escola podem solicitar novos livros didáticos via sistema PDDE Interativo

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Desde o dia 28 de junho as escolas públicas podem solicitar os livros PNLD 2017 (Programa Nacional do Livro Didático), via sistema PDDE Interativo (Programa Dinheiro Direto na Escola). Neste ano serão escolhidos livros para as modalidades de ensino de 6º ao 9º ano, ou seja, Ensino Fundamental dos anos finais para o triênio de 2017 a 2019.  O prazo para fazer a solicitação dos livros encerra dia 12 de agosto por meio do sistema.

A escolha desses livros é realizada dentro da escola pelos professores e o gestor faz a solicitação dos livros pelo PDDE Interativo. Os livros são pedidos a cada triênio de acordo com a modalidade, pois têm validade de três anos.

Os professores já receberam o catálogo com as escolhas de livros e podem escolher  duas opções que serão alimentadas pelo sistema do PDDE Interativo. Depois disso as escolas receberão os livros de acordo com as escolhas que fizeram.

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) por meio de sua Gerência de Programas, Projetos e Atendimento ao Escolar (Geppae) realiza orientações com os professores. Como nesse ano serão escolhidos livros somente de 6º ao 9º ano, a iniciativa conta com o apoio do professor Eriberto Façanha, gerente do Ensino Fundamental II (anos finais).

As orientações que são passadas para os professores é que eles discutam sobre a escolha dos livros na escola, que verifiquem se o material faz a contextualização, a fundamentação do 6º ao 9º ano e se está realmente definido didaticamente aos alunos. As professoras Huet Costa e Fátima Iannuzzi são as representantes da Seduc e  coordenam as atividades.

Além disso, foram realizadas reuniões com os coordenadores adjuntos dos anos finais das sete Coordenadorias Distritais de Educação para que eles pudessem orientar os gestores da capital. Os diretores das instituições do interior do Estado também foram orientados via Centro de Mídias.

O gerente do Ensino Fundamental II (anos finais), professor Eriberto Façanha, disse que a intenção é que os livros solicitados pelos professores atendam às necessidades da escola e seus alunos. “A ideia é que esse material possa chegar à escola com a devida qualidade e qualificação para que os professores possam utilizar e desenvolver essas atividades junto dos alunos na escola”, ressaltou.

A professora Huet Costa explicou que é realizada nas escolas uma campanha de conservação dos livros, já que eles duram três anos e é preciso que estejam em bom estado de conservação para os alunos que ainda irão receber o livro didático. “Essa conservação acontece desde que o aluno recebe o livro, pois o gestor reúne os pais para orientá-los que não podem rasgar ou perder o livro porque no ano seguinte outra criança receberá o mesmo livro. Caso se estravie tem que comunicar ao gestor para que ele possa encontrar uma solução para o problema. Então a campanha de conservação é essa de manter, preservar, conservar e encapar os livros. Isso faz parte da conservação do material didático, zelar pelo livro e as escolas tem que fazer essa campanha todos os anos para conscientizar tanto o professor quanto os alunos”, disse.

PDDE Interativo

O PDDE Interativo é uma ferramenta de apoio à gestão escolar desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com as Secretarias de Educação, e está disponível para todas as escolas públicas cadastradas no Censo Escolar de 2014.

A escolha do PDDE Interativo está sendo realizada por pouco tempo e é um sistema que o Ministério da Educação criou para facilitar ainda mais a implementação e a escolha desse livro para que realmente a escola possa receber aquele livro que ela realmente escolheu em primeira opção.