Professores da rede pública estadual são capacitados para a utilização de novas tecnologias

Oferecendo aos professores da rede pública estadual orientações sobre o uso de recursos tecnológicos em prol do ensino, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), concluiu na última semana o curso “Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)”.
 
Sob a iniciativa daSeduc,o curso semipresencial teve a duração de cinco meses e foi realizado simultaneamente em Manaus e nos municípios de Parintins e Benjamim Constant, contabilizando um total de 120 professores formados. 
 
Em Manaus, o curso foi encerrado com a certificação de seus 60 participantes em cerimônia realizada no salão nobre do Instituto de Educação do Amazonas (IEA). Durante a solenidade, a secretária de Educação Adjunta do Interior, Magaly Portela Régis, frisou que oportunidades como esta são oferecidas rotineiramente pelo Governo do Estado objetivando a formação do educador regional.
 
“As novas tecnologias são imprescindíveis no atual processo de educação e a Secretaria de Educação vem empreendendo esforços para equipar as escolas públicas estaduais e, concomitantemente, capacitar os professores para a utilização pedagógica destas ferramentas”, explicou a secretária Magaly Régis, ressaltando que os cursos são aplicados tanto na capital quanto no interior.
 
De acordo com o representante da Seduc e membro da coordenação estadual do Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo), Rinaldo Rodrigues, o curso recém aplicado buscou oferecer subsídios teóricos, metodológicos e práticos para que os professores e gestores escolares pudessem compreender o potencial pedagógico das tecnologias da informação e comunicação no ensino e aprendizagem. “Buscamos orientar os educadores para a utilização das várias ‘ferramentas’ tecnológicas disponíveis nas escolas, tais como notebooks, lousas digitais, laboratórios de informática, projetores multimídia, dentre outros”, destacou Rinaldo Rodrigues.
 
A representante da Seduc e diretora do Centro de Formação Profissional Padre Anchieta, professora Regina Marieta, informou que o curso concluído terá continuidade oportunizando novos saberes aos 120 professores recém certificados. “Além desta nova capacitação com foco na elaboração de projetos, lançaremos o curso ‘Notebook meu Companheiro’, que capacitará professores para a melhor utilização dos laptops repassados a eles pelo Governo do Estado”, anunciou.
 
Aprendizagem
 
Lecionando na escola pública estadual de educação especial Augusto Carneiro dos Santos, a professora Rosana Valéria Farias participou do curso e avaliou positivamente a formação. “Trabalho com alunos com deficiência auditiva e os recursos tecnológicos, sobretudo os que estimulam a percepção visual, são imprescindíveis para o desenvolvimento dos estudantes. O curso foi de extrema importância e nos capacitou para o desenvolvimento de ações práticas em sala de aula”, apontou a professora.
 
 
 
Participante do curso, a professora Rosana Valéria recebeu o certificado das mãos da secretária de Educação Adjunta do Interior, Magaly Portela.
 
 
 
Para o professor Augusto Marinho, representante da Seduc e integrante da equipe do Proinfo, os conteúdos ministrados durante o curso abrangem teoria e prática e estimulam a realização de projetos escolares. “O objetivo maior destas formações organizadas pela Seduc é o desenvolvimento e o sucesso do aluno, tendo o professor como mediador deste processo”, citou Marinho.