Professores da rede pública são premiados durante a premiação da etapa Estadual do 10º Prêmio Professores do Brasil

IMG_8987

Reconhecer, divulgar e premiar foram as metas do 10° Prêmio Professores do Brasil, que na manhã desta sexta (15), realizou a cerimônia de premiação a nível Estadual, de professores de escolas públicas de Educação Básica que contribuem para melhoria do ensino e aprendizagem.

A premiação aconteceu no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério, na rua Maceió, Adrianópolis, Zona Centro-Sul de Manaus. A coordenadora do evento, Andréa Pacheco, destacou a importância cada trabalho dos profissionais de educação. “A principal importância, além de valorizar, é divulgar essas práticas exitosas. Esses trabalhos são enviados por vídeo e o MEC (Ministério da Educação) divulga em âmbito nacional, servindo como incentivo a outros professores para que também trabalharem com projetos, com o objetivo de mostra o que fazem em sala de aula, e que contribui para aprendizagem do aluno”, destaca Andréa, que coordena no Amazonas o 10º Prêmio Professores do Brasil.

PRÊMIAÇÃO – Durante a cerimônia, os professores receberam como prêmio troféu, certificado e tablets, que foram doados pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC).

A secretária executiva Adjunta Pedagógica da SEDUC, Luciana Cáuper, ressalta a criatividade e inovação dos professores da rede estadual. “Nós temos professores muitos competentes, utilizando métodos pedagógicos eficazes, onde uns inspiram os outros. Nossos gestores têm dato todo apoio aos professores porque é importante a escola abraçar a causa da educação” enfatiza.

DESTAQUE – Três professores da rede Estadual conquistaram o primeiro lugar: a professora de Língua Portuguesa, Erika Silva do Carmo, da Escola Estadual Coronel Cruz (Itacoatiara); o professor de Educação Física, Jairo Silva de Araújo, da Escola Estadual Almirante Barroso; e o professor de Informática, Wadson Benfica de Nazaré da Escola Estadual Senador Petrônio Portella, estes dois últimos de Manaus.

“Através da minha gestora fui incentivada a participar do projeto, e no dia que fiquei sabendo o resultado da etapa estadual foi uma grande surpresa porque não esperava”, disse a professora Erika, vencedora na categoria de Ensino Fundamental dos Anos Iniciais no ciclo de Alfabetização (1º, 2º e 3º anos).

Com o resultado divulgado no mês de novembro, o principal objetivo do prêmio é valorizar os professores da rede pública de todo o Brasil que desenvolvem experiências bem sucedidas, criativas e inovadoras. O Prêmio Professores do Brasil é composto por seis categorias, com a premiação dividida nas etapas da Educação Básica.

RESULTADO DA ETAPA ESTADUAL DE AVALIAÇÃO – Categorias

1. Educação Infantil: Creche

Vencedor (a): Clijes Ramos Aragão

Escola: Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida – Manaus

Projeto: Experiências, Brincadeiras e Aprendizado – Fenômenos da Natureza

1. Educação Infantil: Pré-Escola

Vencedor (a): Fabiane Bandeira Viana

Escola: Centro Municipal Educacional Infantil Professora Santina Castro Pereira – Manaus

Projeto: Reaproveitamento da água e sustentabilidade: conservando para preservar.

1. Ensino Fundamental: Anos Iniciais – Ciclo de Alfabetização 1º, 2º e 3º anos

Vencedor (a): Erika Silva do Carmo

Escola: Escola Estadual Coronel Cruz – Itacoatiara

Projeto: Minha Escola lê e Multiplica Saberes: Viajando no Mundo das Fábulas

1. Ensino Fundamental: Anos Iniciais 4º e 5º ano

Vencedor (a): Jairo Silva de Araújo

Escola: Escola Estadual Almirante Barroso – Manaus

Projeto: Step, um passo contra a obesidade infantil e o sedentarismo

1. Ensino Fundamental: 6º ao 9º ano

Vencedor (a): Valter Pereira de Menezes

Escola: Escola Municipal Luiz Gonzaga – Parintins

Projeto: Água Limpa para os Curumins do Tracajá: Práticas sustentável para se ter água limpa.

1. Ensino Médio

Vencedor (a): Wadson Benfica de Nazaré

Escola: Escola Estadual Senador Petrônio Portella – Manaus

Projeto: (RE) Discutindo o Papel da Informática na Educação: Metodologia interdisciplinar com ênfase em programação e automação de sistemas para o Ensino Médio.

Foto: Lucas Abecassis/SEDUC