Professores da rede estadual são capacitados para a identificação e combate à violência praticada contra crianças

IMG_1065

Direcionada a 250 profissionais, dentre os quais professores, pedagogos, assistentes sociais, coordenadores de educação, gestores escolares e servidores da Saúde, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) promoveu uma formação capacitando servidores públicos para identificação e enfrentamento à violência praticada contra menores.

A partir do trabalho realizado e do conhecimento transmitido na formação, os educadores e técnicos que atuam nas escolas públicas estaduais e também nas unidades de saúde estarão aptos para identificar e dar o devido encaminhamento a casos suspeitos ou confirmados de violência praticados contra crianças e adolescentes, tais como trabalho infantil, violência doméstica, violência sexual, dentre outras.

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, a meta é que as escolas passem a trabalhar com um maior engajamento a questão. “Trabalhamos com muita ênfase a questão da prevenção à violência por meio de atividades socioeducativas direcionadas aos estudantes e também fornecendo instruções aos seus responsáveis por meio de reuniões de pais e mestres e outras estratégias. A partir desta formação, nossas escolas passarão a trabalhar também no enfrentamento, notificando os casos suspeitos de violência cometida contra menores e dando os devidos encaminhamentos a partir de interação com Conselhos Tutelares e demais organizações”, explicou o secretário Rossieli Soares.

De acordo com a gerente de Programas, Projetos e Atendimento ao Escolar da Seduc, Adriana Boh, a formação auxiliará o trabalho educativo desenvolvido pelas escolas. “As formações foram realizadas em todas as zonas da cidade de Manaus, pensamos em expandi-la para o interior e com elas, capacitar nossos técnicos para o enfrentamento efetivo das várias formas de violência praticadas contra crianças e adolescentes. Inclusive a violência sexual, que infelizmente registra altos índices no Brasil”, afirmou.

Ficha de Notificação

Durante as formações, os participantes tiveram acesso a uma ficha de notificação, que será disponibilizada às escolas e unidade de saúde e que passará a ser utilizada como recurso para auxiliar a identificação e registro de casos de violência contra menores.

Com a ficha, os servidores da Educação e da Saúde poderão identificar o tipo de violência que por ventura foi cometida, os procedimentos que devem ser realizados em casos de violência sexual e os encaminhamentos necessários para assistência às vítimas.

Acompanhamento

Para o pedagogo Divan Andrade, que atua na escola estadual Marechal Hermes, o trabalho de formação possibilitará um acompanhamento mais efetivo dos casos de violência contra crianças e adolescentes. “Recebemos a devida instrução técnica e as escolas podem, agora, acompanhar com maior critério os registros de violência que afligem crianças e adolescentes. É salutar, também, esta proposta de atuação em parceria com outras instituições. Esta prática reforçará o enfrentamento aos casos de violência”, disse o pedagogo.