Professores da rede estadual debatem a reformulação da Base Nacional Curricular

Teleconferência foi realizada no Centro de Mídias e transmitida para  os 62 municípios do Amazonas

Reformulação da base curricular da educação básica vem sendo discutida nacionalmente. Por meio de teleconferência, professores dos 62 municípios do Amazonas tiveram a oportunidade de participar dos debates.

Em teleconferência que contou com a participação de professores de todos os 62 municípios do Amazonas, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) viabilizou nesta semana uma formação e discussões técnicas acerca da reformulação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Estudada e debatida em todo o território brasileiro, a reformulação da Base tem como proposta assegurar aos estudantes matriculados na educação básica o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano.

Direcionadas aos docentes que atuam na capital e no interior do Amazonas, as teleconferências foram realizadas via Centro de Mídias de Educação, locazliado no bairro do Japiim em prédio anexo à sede da Seduc e foram segmentadas por cada área de conhecimento, sendo elas: Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Linguagens.

Base Curricular norteia o trabalho das escolas e enfatiza o que deve ser aprendido

Base Curricular norteia o trabalho das escolas e enfatiza o que deve ser aprendido

De acordo com um dos coordenadores da formação, o gerente do Ensino Fundamental 1 da Seduc, Eriberto Façanha, a partir das discussões realizadas, os educadores poderão tomar conhecimento e opinar sobre as propostas de reformulação. “Neste momento, as equipes de especialistas em cada área do conhecimento estão apresentando o documento preliminar com as propostas para a reformulação da Base Nacional. Todos os professores da rede estadual e municipal poderão contribuir com a consolidação da base. A consulta pública ao documento preliminar já está disponível no site http://basenacionalcomum.mec.gov.br/”, afirmou Eriberto, que coordena as discussões específicas no segmento da Matemática.

A consulta pública ao documento preliminar da Base Nacional Comum Curricular estará disponível para consulta pública até o dia 15 de dezembro deste ano,

Base Nacional

Direcionada para os conhecimentos e habilidades, buscando clareza e objetividade, a Base Nacional Comum Curricular está pautada em pesquisas nacionais e internacionais e sua construção contará com a colaboração do Governo Federal, estados, municípios e submetida à consulta pública, na forma de seminários estaduais e regionais.

A base também norteia o trabalho das escolas e enfatiza o que deve ser aprendido, oferecendo espaço para a inclusão de conhecimentos e habilidades que cada rede julgar relevante, tendo como fundamentação a lei de diretrizes curriculares nacionais para a educação básica e o Plano Nacional de Educação.