Professores da rede estadual de ensino recebem, nesta sexta-feira (30) certificação pela participação do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio/PNEM

professores

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) estará certificando 1.150 professores do Ensino Médio de Manaus, vinculados à Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (SEDUC). O evento de certificação ocorrerá nesta sexta-feira, 30, no auditório Eulálio Chaves, na Ufam, das 8h30 às 17h.

A SEDUC informa que os certificados serão entregues em dois turnos. A listagem detalhada da certificação, bem como a relação dos nomes dos professores podem ser conferidos nos links abaixo:

Turno Matutino:

– Turma da Formadora Regional – Profa. Eliane da Silva Soares Ferreira

– Turma da Formadora Regional – Profa. Mª Aparecida Oliveira de Carvalho

Turno Vespertino:

– Turma da Formadora Regional – Profa. Mª Madalena Jacinto Gomes

– Turma do Formador Regional – Prof. Aldemir Malveira de Oliveira

O QUE O PNEM?

O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio/PNEM resultou de esforço conjunto do Governo Federal, Governos Estaduais e Universidades Públicas Federais Brasileiras, visando enfrentar os problemas do ensino e aprendizagem no Ensino Médio Brasileiro e, ainda, favorecer a elevação da qualidade e índices da Educação Básica.  Os objetivos pedagógicos visaram à formação e ao acompanhamento pedagógico de Formadores Regionais, Orientadores de Estudo, Professores, Coordenadores Pedagógicos e Estudantes nas escolas do Ensino Médio do Estado do Amazonas.

A execução do programa foi realizada através do Centro de Formação, Desenvolvimento de Tecnologias e Prestação de Serviços para as Redes Públicas de Ensino/CEFORT, por meio da parceria interinstitucional entre a Universidade Federal do Amazonas/UFAM, o Ministério da Educação/MEC e a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas/SEDUC.

O referido Programa Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio teve seu início em 2013 e foi desenvolvido ao longo dos anos de 2014, 2015 e também em 2016, contemplando 58 municípios do Estado do Amazonas; tendo formado mais de 3.500 professores do Ensino Médio em nosso estado.

Ao longo dos últimos três anos, o programa envolveu a realização de Seminários Nacionais e Estaduais, Cursos, Oficinas, Investigação Pedagógica, Desenvolvimento de Planos e Acompanhamento Pedagógico articulando, ainda, com nossas singularidades regionais (ambientais, culturais e sociais), envolvendo escolas em áreas de populações indígenas, quilombolas, rurais, ribeirinhas, urbanas, de fronteira, assim como as diversas modalidades implicadas no Ensino Médio, como a EJA.

No Amazonas, O programa foi alicerçado em proposta pedagógica e tecnológica constituída no Cefort/FACED/UFAM, tendo como referência a experiência pedagógica dos professores no exercício profissional de ação docente, numa dinâmica que envolveu: fundamentação sobre temas curriculares e pedagógicos do Ensino Médio, investigação e análise da realidade do ensino e da aprendizagem, planejamento, desenvolvimento e registro de experiências com os estudantes nas escolas, concluindo com a socialização das experiências formativas em Seminários locais e estaduais.

O material didático-pedagógico das atividades foi elaborada pelo MEC e CEFORT/UFAM, destacando-se o desenvolvimento de Ambiente Virtual de Aprendizagem específico para o Programa, o qual favoreceu o acompanhamento e as interações à distância entre os Pesquisadores, os Formadores e Orientadores de Estudo,

Durante todo o processo de concepção e definição desse Programa no Estado do Amazonas, vários investimentos pedagógicos, metodológicos e tecnológicos foram realizados com o intuito de construir alternativas significativas para as necessidades da “prática pedagógica” e que atendessem, realmente, às necessidades formativas dos Professores e Estudantes do Ensino Médio, resultando na elevação da qualidade no desenvolvimento da educação básica em nosso Estado do Amazonas.