Professores da rede estadual concluem mestrado em Educação e expõem resultados de pesquisas

Secretário da Seduc, Rossieli Soares e turma de professores que concluiram mestrado em Educação

Em workshop, professores apresentaram as conclusões das pesquisas por eles realizadas durante a formação de Mestrado.

Com a exposição de pesquisas realizadas por 34 professores da rede pública estadual, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promoveu nesta terça-feira (19), um workshop com a exposição dos resultados de pesquisas realizadas pelos docentes que obtiveram a titulação de mestres ao concluir o mestrado profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública.

A mostra de trabalhos foi realizado no auditório do Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta (Cepan), localizado no bairro Japiim 2, zona sul de Manaus e  teve como objetivo divulgar e compartilhar com demais professores da rede pública, os resultados, as conclusões, as metodologias de pesquisa empregadas e a contribuição social das pesquisas realizadas pelos docentes que concluíram o referido curso de mestrado.

Lançado em 2013, o programa de mestrado profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública é uma ação do Governo do Amazonas destinado à qualificação profissional de servidores da educação que atuam na capital e no interior do Estado. A primeira oferta de vagas, em 2013, beneficiou 50 professores e foi ampliada para mais 110 docentes em 2015, somando um total de 160 vagas disponibilizadas. O curso foi oferecido pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

A importância da formação e qualificação docente foi destacada durante o workshop

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, a mostra é relevante pela possibilidade de divulgação a demais professores e para que as produções científicas sejam divulgadas para a sociedade. “Reunimos nessa mostra, trabalhos de grande relevância para o segmento da educação. São produções científicas que ampliam o acervo bibliográfico do segmento no Amazonas e que passam a servir como base para estudos”, afirmou o secretário Rossieli Soares da Silva.

A mostra contou ainda com a palestra “Gestão, Avaliação e Reforma da Educação Pública”, ministrada pelo professor doutor do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação pela UFJF, Wagner Silveira Resende.

Segundo ele, o mestrado profissional em gestão e avaliação da educação pública tem um grande diferencial por identificar e propor soluções para a sua rede de ensino. “O mestrado tem um caráter diferente dos convencionais porque é um mestrado profissional, portanto, toda a sua estrutura é voltada para a tentativa de combater problemas identificados nas redes de ensino, por isso, nesse grupo de educadores, encontramos professores e servidores compromissados em resolver problemas específicos de sua escola, tendo em vista a realidade em sua rede de educação”, ressaltou Wagner Resende.

Professor doutor Wagner Resende falou aos professores sobre a contribuição social do mestrado realizado

Gestão Democrática

Com o projeto “Os desafios da gestão democrática”, a gestora da escola estadual Nossa Senhora da Assunção, localizada no município de São Paulo de Olivença, professora Maria Valdeodete Ribeiro, foi uma das educadoras a apresentar o trabalho de mestrado durante a mostra.

Segundo ela, participar do programa de mestrado foi uma oportunidade ímpar, um investimento importante providenciado pelo Governo do Amazonas em prol da qualificação dos profissionais da educação. “Para mim, foi muito importante que o Governo do Estado tenha acreditado e investido nos professores do Amazonas. Esse é um projeto grandioso, que ampliou a minha visão sobre o processo de gestão e melhorou consideravelmente o dia-dia do meu trabalho”, explicou a professora Maria Valdeodete, cuja dissertação de mestrado analisa como acontece a prática da gestão democrática nas escolas da rede pública de ensino.

Pesquisas realizadas no decorrer do curso de mestrado foram apresentadas a demais professres da rede

Pesquisas realizadas no decorrer do curso de mestrado foram apresentadas a professres da rede