Professora representará o Amazonas em oficina nacional

Em reconhecimento às iniciativas de sucesso na área da educação, a professora Soraya Freire, que leciona na escola estadual Carvalho Leal, representará o Amazonas nas oficinas pedagógicas do projeto ‘Recicriar – A Pedagogia do Possível’, promovido pela Fundação Bunge, na próxima semana, entre os dias 10 e 13 de junho, na cidade de Uruçui, no Piauí.

Vencedora do Prêmio “Professores do Brasil”, a educadora e mais dois outros professores brasileiros, também vencedores do Prêmio, foram convidados para ministrar palestras relatando as experiências vividas em seus respectivos projetos.

O projeto que Soraya Freire irá apresentar é intitulado “Jornal na escola – Uma questão de Cidadania” e foi vencedor do Prêmio Incentivo à Educação Fundamental, no ano de 2004. No evento da próxima semana no Piauí, a professora orientará oficinas culturais com o intuito de disseminar as suas práticas pedagógicas, fazendo com que os participantes se tornem multiplicadores dos conhecimentos adquiridos.

Implementado na escola estadual Carvalho Leal, o projeto ‘Jornal na escola – Uma questão de Cidadania’ atende a cerca de 30 estudantes, na faixa etária de 9 a 10 anos, do 5º ano do Ensino Fundamental. Por meio da leitura de jornais, as crianças que apresentam dificuldades na expressão oral e escrita, além de baixo-estima, passam a ter contato com diversos assuntos e aprendem a relacionar o que lêem a conteúdos das disciplinas curriculares.

Segundo Soraya Freire, as atividades propostas pelo projeto visam despertar a análise crítica, contribuindo para tornar a escola um espaço onde os problemas sociais sejam mais discutidos e analisados. “A partir do momento que o estudante observa que o conteúdo transmitido e as experiências vivenciadas por ele se relacionam com outros aspectos de sua realidade, ele adquire uma visão de mundo mais ampla e passa a entender a escola como um local onde se absorve novos conhecimentos e que o prepara efetivamente para o exercício da cidadania”, disse a professora.

Recicriar

Lançado em 2003, o projeto ‘Recicriar – A Pedagogia do Possível’ visa colaborar com a formação de educadores de diversas regiões do país através da disseminação de práticas pedagógicas criativas e inovadoras, vivenciadas por eles.

Desde o seu lançamento, o Recicriar formou mais de 12 mil professores de vários estados brasileiros, dentre eles, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Espírito Santo e Santa Catarina.