Professora da Seduc lança livro tratando sobre a construção da Hidrelétrica de Belo Monte

No próximo sábado, dia 22, a professora da rede pública estadual do Amazonas, Francimar Mendes dos Santos, lançará às 8h na Livraria Valer, localizada na Rua Ramos Ferreira nº 1195 (centro de Manaus) o livro “O que vi na volta grande do Xingu”. Voltado para o público infanto-juvenil e escrito em parceria com a também professora Patrícia Mara Martins, a obra associa ficção à realidade e sugere uma reflexão sobre os impactos ambientais acarretados pela construção da Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará.

Lecionando em Manaus na escola estadual Irmã Gabrielli Cogells, no bairro Grande Vitória, Francimar Mendes conta que o livro trata sobre a temática do desenvolvimento sustentável abordando as possíveis consequências e impactos ambientais acarretados pela polêmica construção da hidrelétrica no estado do Pará. “Foram meses de pesquisa, estudos, discussões e conclusões. A partir da decisão de escrever a obra, optamos por direcioná-la aos jovens, dentre outras justificativas por acreditar na nova geração de leitores, geração esta que pode apontar para um futuro melhor”, comentou a escritora.

Em 80 páginas o livro destaca a valorização do meio ambiente através de personagens ficcionais utilizando a alegoria metafórica de elementos oriundos da natureza. Dividida em textos e ilustrações, a obra ressalta a necessidade de uma maior qualidade de vida e sugere uma reflexão sobre o papel da ecologia.

Durante nove meses as autoras trabalharam na elaboração e conclusão do livro, cuja temática foi elaborada de acordo com a necessidade vista pela dupla com relação às más conseqüências ligada as obras de construção da hidrelétrica.

Doutora em Filosofia, Neiza Teixeira é quem redige o texto de apresentação do livro e nele diz que por meio da obra “somos tocados pela gentileza e grandeza do amor, que se deveria espraiar pelo mundo e que deveria impregnar a todos”.