‘Práticas pedagógicas no ensino médio’ é tema de exposição promovida por escolas estaduais do Distrito 4

WP_20151201_14_41_09_Raw

Para destacar iniciativas de impacto pedagógico desenvolvidas no ano de 2015 junto a estudantes do ensino médio da rede pública de Manaus, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promoveu nesta semana uma exposição que contou com trabalhos de 15 escolas públicas estaduais instaladas na zona oeste de Manaus.

Com o tema “Interagindo Saberes” e reunindo 300 participantes dentre professores e alunos, a exposição denominada “Boas Práticas Pedagógicas do Ensino Médio” foi organizada pela Coordenadoria Distrital de Educação 4 da Seduc e realizada no Centro de Educação de Tempo Integral/Ceti Áurea Pinheiro Braga, localizado na Avenida Brasil, bairro Compensa 3.

As exposições dos projetos desenvolvidas pelas 15 escolas foram realizadas por meio de vídeos, exposições de cartazes e banners, palestras, apresentação de maquetes, relatos de experiência e números artísticos envolvendo dança e teatro.

WP_20151201_15_03_22_Raw

 

Conforme a coordenadora adjunta pedagógica do ensino médio do Distrito 4/Seduc, professora Maria Neuza Tundis, além de dar evidência aos projetos desenvolvidos pelas escolas, a exposição serviu para proporcionar o intercâmbio de experiência entre as escolas. “É essencial para nós pedagogos e professores poder realizar esse tipo de atividade que serve como um reconhecimento ao trabalho desenvolvido em prol dos estudantes. É igualmente importante por favorecer o intercâmbio de saberes, onde as escolas compartilham entre si as experiências pedagógicas bem sucedidas”, indicou.

Darlan Miranda, 18, estudante do 3º ano do ensino médio na escola estadual Benjamin Magalhães Brandão participou da exposição apresentando, em público, uma aula sobre Meio Ambiente. Para ela, a atividade foi rica por favorecer a troca de ideias entre estudantes e professores de diferentes escolas. “As atividades planejadas com critério, foram úteis, para que nós, estudantes, aprofundássemos temas trabalhados em sala de aula”, comentou a estudante.

Para Naidilene Doroteu, pedagoga da escola Benjamin Magalhães Brandão, a diversidade de temas e pensamentos, suscitada pela exposição, agrega valor educacional. “Essa interação, não somente entre estudantes e entre professores, mas sobretudo entre os saberes de áreas distintas do conhecimento, reflete no aprendizado mais amplo. Quem participou da atividade teve este benefício somado ao seu processo de aprendizagem”, disse a pedagoga.