Plantas da Amazônia são objeto de pesquisa de escola estadual de Humaitá pelo Programa Ciência na Escola

Professora Amanda com estudantes (1)

Projeto visa analisar óleos e organismos naturais da região

A professora da rede estadual Amanda de Castro Silva teve o seu projeto “Estudo e aproveitamento das espécies nativas da Amazônia ocidental brasileira como desenvolvimento de novos produtos no município de Humaitá/AM”, aprovado no Programa Ciência na Escola (PCE). Executado pela Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeam), o projeto foi um dos 840 aprovados da Secretaria de Educação e Desporto. 

Professora de Física, do Centro Educacional de Tempo Integral (CETI) Tarcila Prado de Negreiros Mendes, no município de Humaitá (distante 590 quilômetros de Manaus), Amanda propôs estudar os óleos e organismos naturais do município, focando nos experimentos e utilidades deles na sociedade, assim dando continuidade ao estudo das propriedades de andiroba e copaíba, remédios naturais da região. O projeto foi aprovado na categoria “Ciências Exatas e da Terra”.

Amanda comenta que o apoio e auxílio da escola foi essencial para aplicar o projeto no programa. “Aqui na escola em que eu trabalho há materiais que podem me ajudar no aprofundamento da pesquisa, então foi a partir daí que eu vi a oportunidade de escrever o projeto no PCE, e com o incentivo recebido pude trabalhar a pesquisa juntamente com os alunos e a escola”, frisou. 

Agora, após aprovação no programa, o projeto será aplicado nas aulas de Física da professora, além de outras disciplinas relacionadas, com foco em estudantes da 2ª série do Ensino Médio. 

PCE – O projeto visa apoiar a participação de professores e estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª a 3ª série do Ensino Médio nas pesquisas e no processo de formação continuada dos professores, despertar a vocação científica e incentivar talentos entre os estudantes do ensino público.

Foto: Arquivo pessoal