Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas tem inscrições abertas

Obmep tem atraído a participação expressiva de estudantes

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informa à comunidade escolar que está aberto o processo de inscrições para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). As inscrições para a 12ª edição da competição educativa nacional poderá ser viabilizada até o dia 1º de abril de 2016.

Organizada nacionalmente, a Obmep é promovida pelos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação e Ministério da Educação, em parceria com o Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa) e Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). No Amazonas, a mobilização para participação de alunos conta com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Como em anos anterior, poderão participar da OBMEP de 2016, estudantes matriculados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, nos três anos do ensino médio e na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Iniciadas nesta semana, as inscrições deverão ser feitas pelas escolas interessadas até o dia 1º de abril de 2016 no site www.obmep.org.br

Etapas

A OBMEP de 2016 será organizada em duas fases. Na primeira, serão aplicadas provas com 20 questões objetivas (de múltipla escolha) a todos os inscritos. A realização desta etapa está prevista para o dia 7 de junho do ano corrente, com provas realizadas nas próprias escolas dos estudantes inscritos.

A segunda fase, para os alunos classificados na primeira avaliação, está agendada para o dia 10 de setembro, com provas dissertativas compostas por seis questões. Nesta fase, que define as premiações, as provas serão aplicadas em locais definidos pela coordenação da OBMEP e corrigidas por professores indicados pelo IMPA.

Premiações

A 12ª edição da OBMEP premiará estudantes com medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas. Também serão premiadas escolas e Secretarias de Educação que se destacam em virtude do desempenho dos alunos.

Aos alunos medalhistas também será oferecida a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-OBMEP). O aluno com participação regular no PIC tem direito a uma bolsa de Iniciação Científica Jr. do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq/MCTI).

Amazonas

Na OBMEP de 2015, a rede pública estadual de educação do Amazonas registrou a conquista de quatro medalhas de ouro, 13 medalhas de prata, 86 medalhas de bronze, totalizando 103 medalhas, além de 582 menções honrosas.