Novos membros do Conselho Estadual de Educação tomam posse em Manaus

Nesta segunda-feira (26) tomaram posse, em Manaus, os novos membros do Conselho Estadual de Educação (CEE). O novo colegiado foi empossado pelo presidente da instituição, secretário de Estado de Educação, professor Gedeão Timóteo Amorim, em cerimônia realizada, na sede do Conselho, localizada na Rua José Paranaguá, nº 574, centro de Manaus.

Os 30 conselheiros que formarão o colegiado até 2013 – sendo 15 titulares e 15 suplentes – representam a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam), o Sindicato dos Professores da Rede Particular de Ensino (Sinpro), o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Particular (Sinepe) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam).

Na visão do secretário de Estado de Educação, professor Gedeão Amorim, o Conselho Estadual de Educação exerce funções essenciais, assegurando ao Estado a efetivação de um ensino de qualidade, zelando pelos interesses coletivos e pela garantia da qualidade no ensino público e particular.

Em seu pronunciamento, o secretário Gedeão Amorim agradeceu aos conselheiros cuja gestão chegou ao fim, destacando o compromisso e o empenho de cada durante o exercício de suas funções. Da mesma forma, o secretário fez a acolhida institucional aos novos conselheiros que, segundo ele, terão o desafio de dar continuidade e aprimorar os mecanismos e sistemas já postos em prática pelo colegiado anterior.

“Hoje o Conselho Estadual de Educação possui demandas cada vez maiores e mais exigentes. Os membros que agora assumem lugar junto ao colegiado terão a missão de dar consistência ao trabalho desenvolvido pela gestão anterior e trazer vigor à instituição, cujo papel é assegurar uma educação de qualidade à população do Amazonas”, disse Gedeão Amorim.

De acordo regimento estabelecido por Lei, cabe ao Conselho Estadual de Educação:autorizar na forma da Lei o funcionamento do ensino ministrado pelas escolas públicas e privadas do Amazonas; elaborar as resoluções normativas do Sistema Estadual de Educação; analisar e aprovar estruturas curriculares, regimentos, projetos políticos-pedagógicos e calendários escolares; credenciar a estrutura física de escolas privadas;autorizar e reconhecer cursos; receber e averiguar denúncias relacionadas ao ensino; promover encontros informativos referente à legislação educacional, dentre outras funções.

O Conselho Estadual de Educação funciona na Rua José Paranaguá, nº 574, no centro de Manaus e está a disposição da comunidade para apurar denúncias sobre possíveis irregularidades no sistema escolar e fornecer informações sobre a rede escolar (pública e privada), quando assim for requisitado. O telefone de contato do Conselho, para este fim, também está disponível para atendimento à população: 3233-8894.

NOVOS CONSELHEIROS:

Órgão representativo