Nota técnica com recomendações sobre a baixa umidade do ar é encaminhada às escolas

As Secretarias de Estado da Saúde (Susam) e da Educação e Qualidade do Ensino (Seduc) emitiram uma nota técnica de alerta e cuidados com a saúde por conta da baixa unidade relativa do ar registrada nos últimos dias no Amazonas. A nota já começou a ser distribuída para os órgãos da administração pública do Estado e para as escolas do sistema estadual de educação.
 
De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, a medida é apenas preventiva. Até o momento, não houve aumento representativo das doenças respiratórias nas unidades de saúde. “Temos acompanhado o movimento nos hospitais, pronto-socorros, SPAs, Caics e Caimis e o atendimento relacionado a essas doenças está estabilizado. Ainda assim, é importante evitar os riscos”.
 
A Nota Técnica foi elaborada pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e traz recomendações simples e fáceis de serem executadas pela população.
 
Entre as principais orientações estão a ingestão de líquido – água, suco de frutas, água de coco – no dobro da quantidade consumida normalmente, e a prática de exercícios físicos realizados preferencialmente ao ar livre, antes das 10h e depois das 16h. De acordo com a nota, deve-se também evitar a exposição ao sol neste horário.
 
Nas refeições, a população deve substituir comidas gordurosas ou de difícil digestão por pratos leves como saladas, frutas, verduras, macarrão com molhos leves e pouca carne.
Os banhos quentes também devem ser evitados e sempre que possível devem ser usados cremes hidratantes para o corpo e manteiga de cacau para evitar rachadura nos lábios.
 
A nota técnica traz ainda uma recomendação aos portadores de doenças crônicas. Quem for portador de asma, bronquite ou alergias respiratórias e apresentar agravamento do quadro neste período deve procurar a unidade de saúde mais próxima para avaliação e tratamento. O ar seco também pode agravar problemas como dermatites, psoríase e até hipertensão.
 
Wilson Alecrim alerta para a atenção com as crianças e os idosos, que deve ser redobrada, pois estes apresentam maiores chances de desidratação. Segundo o secretário, seguindo essas dicas a população estará se protegendo e evitando problemas com a saúde. “Nossas unidades estão preparadas, mas o melhor é prevenir e evitar a necessidade de se procurar o atendimento médico”.
 
Por recomendação do secretário de Estado de Educação, professor Gedeão Amorim, a nota com as orientações específicas da área de saúde foram encaminhadas a todas as escolas da rede estadual da capital e do interior do Amazonas.  
 
 
» Baixar a Nota Técnica – Recomendações à população

Fonte: Asscom Susam