No mês da Consciência Negra, escola estadual Eldah Bitton promove Corrida contra o racismo

Corrida mobiliozou 800 estudantes

Associando a busca pela qualidade de vida à questão social e educativa de combate ao pré-conceito racial, a escola estadual Eldah Bitton Telles da Rocha promoveu a 2ª Corrida contra o racismo. A atividade mobilizou aproximadamente 800 estudantes e está associada às programações do Mês da Consciência Negra.

A escola estadual Eldah Bitton está localizada na Rua T-8, s/nº, bairro Compensa 3, zona oeste de Manaus e a corrida teve como percurso esta rua e demais ruas do bairro.

A professora de educação física da escola, Isabela Moraes, 25, informou que este já é o segundo ano da atividade e que o objetivo principal é a mobilização contra o pré-conceito. “Este é o segundo ano da atividade que já entrou para o calendário de ações desenvolvidas por nossa escola. Com a corrida, pretendemos chamar a atenção das pessoas para a necessidade de se combater o pré-conceito. Da mesma forma, a iniciativa valoriza a educação física, induzindo nossos alunos à prática esportiva, que só tem a colaborar com o desenvolvimento e qualidade de vida”, citou a professora.

Segundo a gestora da escola, professora Ione Bezerra, 55, a atividade teve um propósito educativo e marcou a conclusão das atividades de formação realizadas pela escola no decorrer do mês de novembro. “Para fortalecer este ideal de combate ao preconceito racial, membros da comunidade escolar participaram da atividade com vestidos com roupas cujas cores faziam referência à cultura africana. Tendo o tema ‘Diga não ao preconceito’ e o lema ‘Coração: Todos temos a mesma cor’, nossos objetivos foram alcançados.

A corrida, conforme sua coordenação, contou com a parceria do 5º Distrito Integrado de Polícia (DIP) e entidades religiosas.