No Dia Mundial da Água, SEDUC sensibiliza estudantes e professores da rede estadual quanto à importância da conservação do recurso hídrico

IMG_5443

Orientar, sensibilizar e fomentar ideias sobre o uso racional da água. Essa foi a proposta da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC) para comemorar o Dia Mundial da Água, celebrado nesta quarta-feira, (22). Em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e o Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam), a programação foi direcionada a estudantes e professores da rede pública estadual.

Com o tema “Águas Residuais”, a programação foi realizada no auditório do Centro Cultural Thiago de Mello, localizado no bairro Amazonino Mendes, Zona Leste de Manaus. A abertura do evento contou com a palestra “Água: responsabilidade de todos nós”, ministrada pelos pesquisadores da Coordenação em Clima e Recursos Hídricos do Inpa, Drª. Maria do Socorro Rocha, Drª. Ana Rosa Tundis Vidal e o Dr. Antony Lopes.

A ação foi coordenada pelo Departamento de Políticas e Programas Educacionais da SEDUC, por meio da Gerência de Atendimento Educacional à Diversidade, Coordenação de Educação Ambiental e o Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta.

De acordo com a coordenadora de Educação Ambiental da SEDUC, Thelma Prado, o principal foco da programação é a sensibilização dos alunos e professores para a importância do correto aproveitamento do uso doméstico da água. “Neste ano, pensamos em trazer pesquisadores para falar com alunos e professores sobre o uso doméstico da água, ressaltando como é possível reaproveitar e preservar esse recurso. Priorizando as escolas do entorno do Centro Cultural Thiago de Mello, buscamos enfatizar essa sensibilização especialmente na Zona Leste de Manaus, devido à escassez de água nessa zona”, explicou a coordenadora.

A programação do Dia Mundial da Água contou com a participação de estudantes do ensino fundamental e médio das escolas estaduais Roderick Castelo Branco (São José Operário), Raimunda Holanda de Souza (Novo Aleixo) e do Centro de Educação de Tempo Integral/Ceti Elisa Bessa Freire (Jorge Teixeira).

O evento foi marcado ainda por uma exposição da Gerência de Recursos Hídricos da Funasa e pela biblioteca móvel do Ipaam, ressaltando a importância da conservação da água. Coordenado pela Prof.ª Msc. Ana Lúcia Barros, da Ufam, os estudantes e professores participaram ainda de uma aula prática sobre “Microscopia da água”.

Segundo a pesquisadora na área de “Gestão de recursos hídricos” do Inpa, Maria do Socorro Rocha, o momento é de alerta e reflexão sobre a importância de preservação dos recursos hídricos.

“Nós estamos inseridos na maior bacia hidrográfica do Rio Amazonas e por isso, viemos ressaltar a importância de preservar esse recurso natural e lembrar que, se nós não preservarmos hoje, seremos cobrados. Esse é um momento de reflexão, buscando atenuar essa tensão em cima dos nossos recursos hídricos”, contou Maria do Socorro.

IMG_5465

Estudantes tiveram acesso a palestras ministradas por técnicos do Ipaam, na biblioteca móvel instalada do Centro Cultural Thiago de Mello.

Sensibilização

Participando da programação, a estudante do 9º ano do ensino médio da escola Raimunda Holanda de Souza, Bárbara do Nascimento Coelho, 14, falou sobre a importância da programação em comemoração ao Dia Mundial da Água.

“É importante conservar a água, pensando, principalmente nas futuras gerações, pois é um recurso básico da vida e é fundamental para que as pessoas se sensibilizem quanto à relevância de fazer pequenas ações para preservar esse recurso”, explicou a estudante.

Outro estudante que participou das ações organizadas pela SEDUC, foi o aluno do 2º ano do ensino médio da escola estadual Roderick Castelo Branco, Samuel Rodrigues, 16. Para ele, ações como essa são fundamentais para ressaltar a importância que a água tem na natureza. “O Dia Mundial da Água é muito importante para lembrar às pessoas que a preservação da água depende das ações individuais de cada pessoa, sendo extremamente necessário evitar o desperdício e a contaminação dos recursos hídricos”, afirmou.