No Amazonas, SEDUC promove a 11ª edição do Encontro Técnico de Gestores Escolares, reunindo educadores da capital e do interior

IMG_2356

Mais de 600 gestores, além de coordenadores regionais e distritais de educação e coordenadores adjuntos pedagógicos que atuam nas escolas estaduais de Manaus e do interior do Amazonas participarão, entre os dias 25 e 27 de setembro, da 11ª edição do Encontro Técnico de Gestores Escolares, realizado pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas (SEDUC/AM).

Com o tema “Gestão Estratégica e Desenvolvimento Profissional do Gestor Escolar”, o encontro acontecerá no Centro de Convenções Vasco Vasques, localizado na Avenida Constantino Nery, nº 5001, bairro Flores, Zona Centro-sul de Manaus.

O encontro é coordenado pelo Departamento de Gestão Escolar (Degesc) da SEDUC e tem o objetivo de promover o aperfeiçoamento profissional do gestor, combinado à implementação de uma gestão escolar estratégica, a fim de elevar a qualidade da educação no estado do Amazonas.

De acordo com o secretário de Educação do Amazonas, professor Lourenço Braga, o encontro de gestores é um compromisso   com o fortalecimento da gestão nas escolas.

“Nosso maior interesse sempre será promover o desenvolvimento do Amazonas e isso só é possível por meio de uma educação de qualidade ofertada à nossa população. Sabemos de todas as intempéries que acompanham o cenário educacional amazonense, mas ações educacionais robustas, planejadas e transparentes são as premissas do sucesso. O décimo primeiro encontro de gestores tem a finalidade de promover o congraçamento de ideias em favor da educação estadual”, afirmou Braga.

Programação

A abertura do encontro, no dia 25 de setembro, terá início às 7h30, com apresentações da Banda Musical do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) João dos Santos Braga, e do Coral Vozes da Educação, composta com servidores da SEDUC.

A programação terá início com a palestra “A alma é o segredo do negócio”, ministrada pela professora de Ética e Responsabilidade Social da Fundação Dom Cabral, Maria Flávia Bastos. Ainda pela manhã, serão realizadas as palestras “Gestão Estratégica: o perfil do gestor escolar amazonense”, ministrada pela diretora do Departamento de Gestão Escolar, Alessandra Ventilari e pelo professor Tiago Lima O tema “Portal Educacional” conduzida por técnicos do programa “Conectar”.

À tarde, acontecerão as palestras “Papel do Gestor Escolar: construção do currículo amazonense do Ensino Fundamental e a BNCC do Ensino Médio” e “O papel do gestor na gestão financeira da escola”.

26 de setembro

No segundo dia do encontro, serão realizados minicursos pela manhã e durante à tarde. Os minicursos serão coordenados pelo Degesc, Departamento de Gestão de Pessoas (DGP) e pelo Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta (CEPAN).

Pela manhã, os educadores terão acesso aos seguintes minicursos: “Gestão Pedagógica: Estar bem para fazer o bem”; “Gestão Financeira: Uso do sistema de formulários para a prestação de contas”; “Gestão Pedagógica: Planejamento dos recursos didáticos tecnológicos”; e “Gestão de Pessoas: Procedimentos Administrativos do DGP”.

À tarde, serão realizados os cursos de “Gestão Escolar: Possibilidades da aplicação da Legislação na prática gestora – um estudo de caso”; “Gestão Escolar: Tecnologia da Informação: Possibilidades de uso do Sistema Integrado de Gestão Educacional do Amazonas na gestão das escolas”; “Gestão Escolar: Possibilidade da aplicação da Legislação na prática gestora – um estudo de caso”; entre outros.

27 de setembro

No último dia do encontro, a programação será marcada pelas palestras “Defesa dos Direitos do Usuário do Serviço Público”; “Repensando os processos de Formação dos Gestores – O sentido e a motivação do trabalho do Gestor Escolar”; “SAEB: Aprimoramentos 2019”; “Procedimentos e Legislação aplicados ao Departamento de Gestão de Pessoa”; e “Escola Positiva e Gestão Democrática”.