“Mudou o comportamento dos alunos na conservação do ambiente, o jardim além de ficar bonito, diminui a poluição”

WhatsApp Image 2018-04-05 at 11.17.05

Definir o meio ambiente pode ser bastante complexo e amplo, pois, segundo o dicionário Aurélio, meio ambiente tem como significado a soma de situações e ações, de todas as formas naturais que estão próximos de uma comunidade ou um ser, e que exercem influência, de fraca, média ou forte intensidade, sobre eles. Portanto, observando desta forma, o meio ambiente não apenas abrange animais, paisagens e plantas bonitas, mas também, todos os seres existentes e também os locais em que vivem. Então, é de extrema importância cada um fazer a sua parte para garantir o bem comum, no qual todos queremos. Um País limpo e com ambiente saudável para todos.

Prevenir é contribuir para ter um meio ambiente onde todos vivam com saúde. A ajuda com a conservação vai desde pequenas ações na sua própria casa até programas de incentivo ao desenvolvimento sustentável e projetos ambientais desenvolvidos em qualquer lugar, sendo ele na sua casa, sua comunidade ou escola. Evitar o desperdício sempre valerá muito a pena, é algo que todos devem ter em mente, já que todas as coisas que compramos e consumimos, direta ou indiretamente, faz utilização de recursos que vêm da natureza e que podem não se renovar. Além do mais, quanto mais se consome, mais lixo se produz e esse é um dos grandes inimigos da preservação da natureza e problema da atual sociedade.

Tentando conscientizar os alunos da Escola Estadual Júlio César de Moraes Passos, localizada na Zona Norte de Manaus, a professora da disciplina de Biologia, Narilane Oliveira, de 47 anos, teve uma iniciativa de conscientização de seus alunos. O projeto “Jardim na Escola com Ixoras”, começou para conscientizar a comunidade escolar a preservar, conservar e ter amor ao meio ambiente. Onde a iniciativa da professora, foi tornar a aula prática o conhecimento do solo, técnicas de plantio, e tornar o ambiente mais lindo e agradável dentro da escola.

“O projeto mudou o comportamento dos alunos na conservação do ambiente, o jardim além de ficar bonito, diminui a poluição, e a felicidade dos meus alunos com esse projeto vai além dos muros da escola. E o objetivo deste projeto sempre será conscientizar quanto ao fator ambiental, pois, além de deixar o ambiente agradável, reaproveitar os PETs, diminui a poluição, e pode salvar o ambiente”, disse a professora Narilane Oliveira.

A união é essencial para causar as mudanças de atitudes. Os pais sempre serão peças fundamentais para dar exemplos as crianças, mostrando a importância de cuidar da natureza e do meio ambiente. Todos por um mundo melhor!