MPAM firma Acordo de Cooperação Técnica com SEDUC para execução do projeto Escola em Paz

AcordoSeduc_62d1e

Ação visa promover a cultura de paz e a resolução de conflitos no ambiente escolar

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio do projeto Núcleo Permanente de Autocomposição do Ministério Público do Amazonas (NUPA/MPAM), firmou nesta segunda-feira, 08, um Acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Educação do Estado do Amazonas (SEDUC/AM) para execução do projeto Escola Em Paz – Justiça Restaurativa Na Educação – JRE. O projeto pretende envolver estudantes, familiares e educadores da rede estadual em práticas que fomentem a paz no ambiente escolar.

Nesse dia tão bonito pra mim se perfaz o início de uma nova Era, considerando o compromisso com a realização de uma justiça justa, quando se busca enxergar e escutar as pessoas. Então, através desse projeto Escola em Paz, que está sendo hoje alvo deste acordo de cooperação técnica, nós pretendemos trabalhar para que os jovens, crianças e adolescentes e os próprios gestores das escolas possam compreender da relevância de que se pode aprender a paz, assim como também se aprendeu a violência”, apontou a Procuradora de Justiça e coordenadora do projeto Escola Em Paz – Justiça Restaurativa Na Educação – JRE, Anabel Mendonça.

Essa condição na escola, uma escola que esteja voltada para a cultura da paz, para a cultura do respeito, é a escola que todos nós queremos. É a escola que o Ministério Público do Estado do Amazonas quer”, afirmou o Procurador-Geral de Justiça Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior.

Dentre as ações do MPAM para execução do projeto estão: coordenar as atividades desenvolvidas pela equipe; dispor de Banco de Cadastro de Facilitadores em Justiça Restaurativa e Mediadores de Conflitos devidamente certificados e capacitados para atuar com as práticas restaurativas; realizar  formação e capacitação de Facilitadores em Justiça Restaurativa na Educação – JRE e de Mediadores escolares, dentre outras atividades.

Estamos muito felizes enquanto Secretaria de Educação do Estado do Amazonas, a partir de agora, com esse acordo assinado e firmado aqui com o MP, dizer da nossa satisfação, da nossa alegria de poder estarmos juntos para fazermos um trabalho que de fato vai fazer a diferença na vida dos nossos estudantes”, celebrou a Secretária de Educação, Arlete Mendonça.

Texto: Yasmin Siqueira Asscom/MPAM