Mostra Científica reúne trabalhos das 35 escolas públicas estaduais da zona leste de Manaus

Visando promover a ciência e a cultura em suas escolas, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Coordenadoria Distrital 5 realizou nesta quinta-feira (20) a sua 3ª Mostra Científica e Cultural. As exposições aconteceram na escola estadual Professor Antônio Maurity, no bairro Ouro Verde e reuniram trabalhos científicos de 35 escolas públicas estaduais da zona leste de Manaus.
 
Com o tema “Evoluções Cientificas e Tecnológicas: Perspectivas de um novo século”, a mostra apresentou as atividades cientificas e culturais que são desenvolvidas pelas escolas para fortalecer e fomentar a integração entre ciência e a educação, prerrogativa fundamental para o ensino nos tempos modernos.
 
Segundo a coordenadora do Distrito 5, professora Nazaré Vicentim, a Mostra procurou dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos pelas escolas, motivando os estudantes a valorizar o conteúdo por eles assimilados. “Os trabalhos contaram com a orientação dos professores e fizemos questão de envolver vários públicos, desde o Ensino Fundamental ao Ensino Médio”, disse.
 
 
Na mostra, cada escola apresentou um projeto desenvolvido no ano letivo de 2011. Conforme programação, após avaliação de uma equipe de educadores de várias áreas do conhecimento, os melhores trabalhos foram premiados com troféus. As premiações ocorreram nas seguintes categorias: “Séries Iniciais” (para projetos desenvolvidos com alunos do 1° ao 4° ano do ensino fundamental), “Séries Finais” (desenvolvidos com alunos 6° ao 9°ano do ensino fundamental), “Ensino Médio” (desenvolvidos com alunos do 1° ao 3° ano do Ensino Médio), e “Fapeam” (desenvolvido pelas escolas em parceria com Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas).
 
 
Criatividade
 
Na Mostra, foram apresentadas pesquisas sobre “Genética”, “Medicina Alternativa e Plantas Medicinais”, “Sustentabilidade”, “Reciclagem”, “Coleta Seletiva”, “Turismo Cultural”, “Energia renovável”, dentre outros temas.
 
Um dos trabalhos que chamou a atenção da comunidade foi o apresentado pela escola estadual Cecília Ferreira, com os estudantes apresentando experiências químicas extraindo o DNA de polpas de frutas regionais. 
 
A professora de Biologia da escola estadual Cecília Oliveira, Cristiane Oliveira, 31, disse que este tipo de experimento, dentre outros, são realizados pela escola como forma de dinamizar as aulas. “Com o trabalho prático o aluno passa a ter motivação para os estudos. Em nossa escola nós prezamos por isso, pois o aluno precisa conhecer a teoria e saber de que forma ela tem aplicabilidade”, explicou.
 
 
O trabalho apresentado pela escola estadual Manuel Rodrigues também foi bastante apreciado pelo público que visitou a Mostra. Tratando sobre “Sustentabilidade”, a escola apresentou experiências mostrando os benefícios gerados pela utilização de ‘energia renovável’ e ‘reciclagem de materiais’. “Muitas idéias e projetos já saíram do papel e estão demonstrando na prática que um mundo sustentável é possível. Em nossa exposição demonstramos algumas experiências bem sucedidas nesse ramo”, informou a estudante Jaqueline Cartes, 16.