Módulo sobre empreendedorismo no Amazonas é produzido para alunos do Ensino Mediado da rede estadual

Educação_Equipe gravando módulo de Empreendedorismo do Ensino Mediado em Paricatuba_Foto_Eduardo Andrade

No próximo dia 18 de outubro, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, por meio do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), lançará, para os estudantes da 2ª série, do Ensino Médio, do Ensino Mediado, uma Unidade Curricular de Aprofundamento (UCA) sobre empreendedorismo financeiro e cultural. As gravações para a aula inaugural aconteceram em Paricatuba, comunidade do município de Iranduba (distante 27 quilômetros de Manaus). Para dar início, o turismo foi o tópico escolhido para abordar o empreendedorismo. 

Com o objetivo de aprofundar aprendizagens em duas ou mais áreas do conhecimento, a UCA integra os Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio (NEM).  Na composição da “Intervenção na Comunidade: a experiência de empreender social e culturalmente”, nome dado à  UCA que estreia no próximo dia 18 de outubro, a interdisciplinaridade é explorada por meio das disciplinas de Artes, Educação Física, Língua Inglesa e Língua Portuguesa.

A interdisciplinaridade é ponto comum nas UCAs, como explicou um dos professores-ministrantes, Paulo Ricardo Souza. De acordo o docente, o fenômeno, unido ao foco no empreendedorismo local, pode auxiliar que os estudantes passem a exercer protagonismo na comunidade em que estão inseridos, bem como poder de autoria na vida pessoal dele, assim como na coletividade, de forma criativa, ética e solidária.

“A interdisciplinaridade acontece quando usamos as disciplinas regulares para explicar fenômenos do empreendedorismo, como o marketing, por exemplo, que nos demanda a Língua Portuguesa e Inglesa. ‘Emprestamos’ conhecimentos uns aos outros”, ressaltou o docente. 

Empreendedorismo 

Com carga horária de 48 horas, a “Sensibilização e Aprofundamento: desvelando o senso comum do empreender” e “Trajetórias, Interesses e o Mundo do Trabalho” serão as duas temáticas integradoras a serem desenvolvidas durante as aulas ministradas.

“A educação é a base de tudo, por isso acredito que a gente tem que incentivar os nossos jovens, dentro de sala de aula, a discutir empreendedorismo e trazer os estudantes para esse assunto”, destacou o morador da comunidade de Paricatuba, Raul Perigo.

Transformação 

Em dia de atriz, a aluna Gilliane Araújo, 17, da Escola Estadual Elias Novoa Alvarez, em Iranduba, foi quem apresentou os pontos turísticos de Paricatuba, durante as gravações da aula inaugural. O objetivo da atividade é causar, nos estudantes, uma reflexão sobre o potencial turístico e de empreendedorismo que o Amazonas possui. 

“Já tive outros módulos no Ensino Mediado e acho que esse sobre empreendedorismo será muito importante para a gente. Tenho vontade de aprender e de voltar para a comunidade onde nasci, para aplicar os conhecimentos”, compartilhou a estudante, que mora em Paricatuba, mas é nascida na comunidade Santa Isabel, zona rural de Manaus. 

A UCA sobre empreendedorismo no Amazonas abre o segundo bloco das Unidades Curriculares de Aprofundamento previstas para o ano letivo de 2023. No total, até o fim do ano, oito UCAs terão sido ministradas para mais de 9 mil estudantes da 2ª série do Ensino Médio, em 33 municípios do Amazonas. Quatro áreas do conhecimento tiveram foco, por meio das Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática. 

FOTOS: Eduardo Andrade/ Centro de Mídias de Educação do Amazonas

TEXTO: Luiggi Bacelar/ Secretaria de Educação