Ministério do Turismo e Seduc firmam parceria

Despertar na comunidade escolar o interesse pela valorização e conservação do patrimônio cultural e natural do Amazonas é o principal objetivo do projeto “Caminhos do Futuro”. O projeto é uma ação integrada do Ministério do Turismo em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Amazonastur.

Para atingir os objetivos, as instituições iniciaram esta semana a capacitação de um grupo de 50 professores de todas as zonas da cidade. Eles participam de uma formação com especialistas e, em seguida, serão responsáveis pelo desenvolvimento do projeto em suas respectivas escolas.

Realizada esta semana no salão nobre do IEA, a formação do projeto “Caminhos do Futuro” foi ministrada por professores da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Além de assistir às palestras e participar de oficinas, os professores da Seduc tiveram acesso ao material didático, cujos kits serão encaminhados às suas respectivas escolas.

De acordo com a gerente de Projetos Complementares da Seduc, Marinete Castro, serão encaminhadas às bibliotecas escolares um kit do programa, composto por nove volumes. A literatura, segundo ela, compreende temas variados: “Ética, Meio Ambiente e Cidadania para o Turismo”, “Cultura e Turismo”, “Ecoturismo”, “Hotelaria e Hospitalidade”, “Comunicação e Tursimo”, “Finanças Administração e Tecnologia para o Turismo” e “Geografia e Cartografia para o Turismo”.   

Pelo cronograma estabelecido para a execução do projeto, após a Formação, os professores atuarão como multiplicadores nas suas respectivas escolas. Os temas poderão ser implementados no plano de aula do professor, de maneira interdisciplinar e em grupo.

A capacitação do projeto contou com a participação da secretária de Estado Adjuta da Capital, Ana Falcão e também da coordenadora nacional do projeto “Caminhos do Futuro”, Silvânia Soares, representante do Ministério do Turismo.  

No encontro, foi ressaltado que o projeto, além de suscitar o interesse e valorização dos patrimônios culturais e natural, ele visa também despertar interesses futuros por carreiras no mercado de Turismo.