Merendeiras da rede pública de ensino podem se inscrever no concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar

IMG_1239

Merendeiros e merendeiras de todo o país têm até o dia 2 de novembro para fazer a inscrição no concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar. As inscrições podem ser feitas gratuitamente no site http://melhoresreceitas.mec.gov.br.

Prevendo premiações nas etapas Estadual, Regional e Nacional, o concurso tem como finalidade valorizar o papel dos profissionais da merenda escolar, além de promover a formação de hábitos alimentares saudáveis, tanto no ambiente escolar quanto fora dele.

Com o apoio das Secretarias Estaduais de Educação, o concurso é coordenado pelo Ministério da Educação por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Para participar do concurso, a merendeira ou o merendeiro deve inscrever a receita na página eletrônica do concurso e mobilizar a escola na qual trabalha para desenvolver pelo menos uma atividade de educação alimentar e nutricional que tenha relação com o projeto inscrito.

De acordo com o regulamento, o concurso é disponível para merendeiros que atuam em escolas públicas da educação básica, os quais poderão inscrever uma única receita, caracterizada pela preparação salgada.

O regulamento cita ainda que cada escola poderá estar vinculada a apenas um participante, mesmo que possua mais de uma merendeiro ou merendeira.

A receita inscrita, também conforme o regulamento do certame, precisa ser autoral e legítima, não podendo ser 100% copiada de sites de culinária ou revistas gastronômicas.

Premiações

O concurso prevê premiação para os destaques em todas as etapas. Os 135 participantes selecionados na etapa Estadual, além do certificado, receberão um kit para manipuladores de alimentos, personalizado para o concurso.

Para os 15 finalistas da Etapa Regional (3 de cada região), além do certificado e do kit recebido nas etapas anteriores, será oferecido um curso de boas práticas e elaboração de receitas, com duração de dois dias, com todas as despesas pagas.

Por fim, para os cinco vencedores da etapa Nacional (1 de cada região), além dos prêmios recebidos nas etapas anteriores, será oferecida uma viagem e premiação de cinco mil reais.

De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o Amazonas dispõe de aproximadamente 1.900 merendeiros e merendeiras atuando nas escolas da rede estadual de ensino instaladas na capital e nos 61 municípios do interior.