Melhores escolas do Amazonas são premiadas pelo Governo do Estado

Na última quarta-feira (10), o Governo do Amazonas, em solenidade realizada na Arena Amadeu Teixeira (em Manaus) premiou as escolas da rede pública estadual com os mais elevados índices de qualidade. A solenidade do prêmio denominado “Escola de Valor” foi presidida pelo Governador Omar Aziz que prestou reconhecimento às 200 escolas da Seduc referências em educação no Amazonas.

A solenidade também contou com a presença da Primeira-dama do Estado, Nejmi Aziz, do Secretário de Estado de Educação, Gedeão Amorim, da Secretária Executiva da Seduc, Sirlei Alves, da Secretária de Educação Adjunta da Capital, Ana Maria Falcão e da Secretária de Educação Adunta do Interior, Magaly Régis, além de gestores e coordenadores educacionais de todos os 62 municípios amazonenses.

Criado no ano de 2008 pelo Decreto Estadual nº 28.164, o “Prêmio Escola de Valor” é um mecanismo encontrado pelo Governo do Amazonas de estímulo à obtenção de índices educacionais, tais como a redução das taxas de abandono escolar e a elevação das taxas de aprovação mediante o ensino de qualidade.

O Secretário Gedeão Amorim, informou durante a cerimônia que no ano passado 92 escolas atingiram os índices da premiação, neste ano o número de instituições foi bem maior. “Premiamos agora um total de 200 escolas. Isto significa que estimuladas pelo Prêmio e motivadas pelas políticas educacionais em vigor, mais do que o dobro das escolas do ano passado alcançaram as metas sugeridas pelo Governo do Estado e pelo Mec”, apontou o secretário, acrescentando que a motivação do Prêmio têm gerado um novo comportamento no corpo administrativo e docente das escolas amazonenses, o que tem, segundo ele, influenciado decisivamente na qualidade do ensino público local.

Como prêmio pela obteção das metas estabelecidas pelo Ministério da Educação por meio do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica/Ideb e pela Secretaria de Estado de Educação por meio do Índice de Desenvolvimento da Educação do Amazonas/Ideam), o Governo do Amazonas oferece anualmente, a cada escola premiada, a quantia de R$ 30 mil reais. O valor deve ser administrado pelas Associações de Pais e Mestres e empregado em benefício da comunidade escolar.

O valor conquistado em prêmio pode ser maior, podendo chegar até a quantia de R$ 90 mil caso a escola alcance as metas nos três níveis de Ensino avaliados: Anos Iniciais do Ensino Funadamental (1º ao 5º ano), Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio.

Na cerimônia, o Governador Omar Aziz agradeceu ao empenho de todos os educadores públicos do Estado comprometidos com o sucesso escolar dos alunos da rede pública do Amazonas. “Fizemos um acordo e este acordo foi cumprido pelo Governo do Estado, pelos professores e gestores escolares. Aqui renovamos o compromisso assumido: o de oferecer uma vida melhor às crianças, jovens e adultos amazonenses por meio da Educação”, disse o Governador.

Nova premiação é anunciada

Para estimular ainda mais a obtenção de índices escolares, o Governador Omar Aziz anunciou que a partir do próximo ano o prêmio concedido às escolas será de maior valor. “Ao invés de premiarmos com R$ 30 mil, o prêmio será de R$ 50 mil reais para ser investido na melhoria de cada escola”, anunciou.

O secretário da Seduc destacou que o “Prêmio Escola de Valor”, somado às demais políticas públicas estaduais na área de Educação estão contribuindo para o reconhecimento do Amazonas no cenário nacional da Educação.

“De acordo com os dados do MEC, divulgados no último mês de julho, constatou-se que, na rede pública, o Amazonas foi o 6º Estado brasileiro a apresentar a maior evolução em índices no Ensino Fundamental (Anos Finais) e o 3º no ranking de crescimento no Ensino Médio. Observamos também que o Estado evoluiu em todos os níveis de ensino, como no Ensino Fundamental (Anos Iniciais), onde já figura em 11º lugar no ranking nacional”, apontou Gedeão Amorim.

O Governador Omar Aziz acrescentou que o a meta agora é posicionar o Amazonas entre os três melhores Estados no ranking da educação pública nacional.

Melhores Escolas

Do total de 200 escolas premiadas por atingir as metas, destacaram-se as 20 melhores:

1. Escola Estadual Dom Bosco (Eirunepé)

2. Escola Estadual São José (Fonte Boa)

3. Escola Estadual N. Sra. de Guadalupe (Fonte Boa)

4. Escola Estadual Balbina Mestriho (Novo Airão)

5. Escola Estadual Zulmira Lins (Fonte Boa)

6. Escola Estadual Irmã Bruna (Jutaí)

7. Escola Estadual Magnólia Ventura (Manacapuru)

8. Escola Estadual Santos Dumont (Itamarati)

9. Colégio Militar da Polícia Militar (Manaus)

10. Escola Estadual Araújo Filho (Parintins)