Medalhistas na Olimpíada Brasileira de Matemática são homenageados pelo Governo do Estado

Destaques nacionais da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP), um grupo de 17 estudantes da rede pública estadual, medalhistas na competição, foram homenageados pelo Governo do Estado em cerimônia realizada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) na última quarta-feira.

Acompanhados por seus familiares e professores, os jovens foram premiados pelo Governo do Amazonas com netbooks, tablets, câmeras digitais e certificados de honra ao mérito pelo desempenho de destaque na competição nacional. A homenagem foi realizada no Ceti Gilberto Mestrinho, no bairro do Educandos, e presidida pelo secretário de Estado de Educação, professor Gedeão Amorim, contando com a participação do coordenador regional da OBMEP, Danilo Benarrós.

Disputando a competição educativa com outros 18,7 milhões de estudantes brasileiros, os 17 estudantes amazonenses medalhistas que receberam a homenagem do poder público estadual foram os medalhistas de ouro: Dhanilo Brelaz, da escola estadual Raimundo Nogueira, Thiago Sousa, do Colégio Militar da Polícia Militar (CMPM); os medalhistas de prata: Ayrton Azedo, do CMPM e Carla Martins, da escola estadual Daisaku Ikeda e os medalhistas de bronze: Amanda Menezes, Felipe Franco, Aldo Soares, Hanry Pinto, Luã Oliveira, Lucas Garcia e Ykaru Costa (todos do CMPM), Rahilson Costa (escola estadual Arlindo Vieira), Cícero Vieira (escola estadual Arthur Araújo), Loana Guedes (escola estadual Marechal Hermes), Raimundo Souza (escola estadual Djalma Batista), Henrique Barbosa (escola estadual Amazonino Mendes/Apuí) e Afonso Batista Júnior (Nossa Sra. do Carmo/Parintins).

Ao homenagear os estudantes, o secretário da Seduc, Gedeão Amorim, parabenizou-os pela dedicação e ressaltou que a conquista individual de cada um é de grande representatividade para o Amazonas. “A conquista nos enche de orgulho e nos motiva a investir ainda mais em um sistema de educação de qualidade, que promova o desenvolvimento e leve os estudantes a grandes conquistas pessoais”, disse professor Gedeão, anunciando que a partir deste ano, todas as escolas da rede participarão da Olimpíada.

Bolsa de mestrado assegurada

O coordenador regional da OBMEP, Danilo Benarrós, ao parabenizar os 17 estudantes da rede pública estadual anunciou que todos eles, ao ingressar no ensino superior já têm asseguradas, bolsas de iniciação científica e futuramente bolsas de mestrado. “É um reconhecimento ao esforço extraordinário destes jovens e será um importante incentivo para que alcancem êxito quando ingressarem na vida acadêmica”, comentou.

Danilo Benarrós destacou a iniciativa da Seduc em mobilizar suas escolas para participar anualmente da Olimpíada e também pelo evento de premiação. “O Amazonas sempre contribui com a participação de, pelo menos, meio milhão de estudantes na Olimpíada. Isso se deve a um conjunto de esforços de instituições como a Seduc e a Sect que contribuem para o desenvolvimento do país e favorecem o surgimento de jovens talentos”, finalizou Benarrós.

Reconhecimento

Um dos principais destaques na OBMEP foi o jovem Thiago Lucas Souza, 14, aluno do Colégio Militar da Polícia Militar. Medalhista de ouro na competição, em suas palavras de agradecimento, Thiago agradeceu o apoio da família e da escola, segundo ele, fundamentais para a conquista. “Hoje, ao receber esta homenagem com os demais jovens, vejo que todo o esforço foi recompensado. Não teria conquistado este prêmio sem o apoio dos meus pais e dos professores de minha escola, que realizou aulas aos sábados e simulados nos três meses que antecederam a competição”, disse.

Loana Guedes, 15, da escola estadual Marechal Hermes foi uma das medalhistas de bronze e se disse orgulhosa pela conquista e por representar com sucesso o Amazonas. “É um reconhecimento marcante que guardarei com carinho por toda a vida”, frisou a jovem.

O pai de Loana, o jornalista Marinaldo Guedes, comentou que o resultado obtido é a soma de uma série de fatores. “Atribuo essa conquista à dedicação individual da minha filha, à contribuição de nós familiares, enquanto motivadores, e ao empenho do corpo docente das escolas onde ela estudou, em especial a escola Marechal Hermes”, apontou.