Matrículas de novos alunos da rede pública de ensino iniciam nesta sexta-feira, dia 13 de janeiro, com atendimento para alunos com deficiência

CETI Aurea Braga (16)

A rede pública de educação inicia nesta sexta-feira, dia 13 de janeiro, as solicitações de matrículas de novos alunos para o ano letivo de 2017. De forma inédita, o atendimento no dia 13 será exclusivamente para alunos novos com deficiência e para a rematrícula de alunos com deficiência que já fizeram parte da rede pública no ano letivo de 2016.

Demais estudantes

No sábado, dia 14 de janeiro, o atendimento segue para os demais estudantes. As solicitações serão feitas pelo site www.matriculas.am.gov.br ou pelo aplicativo “Matrículas Amazonas”, ferramenta disponível para smartphones, nas plataformas Android e iOS.

As vagas estarão abertas para os que desejam ingressar, em 2017, como novo aluno, em escolas públicas estaduais, administradas pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC) e escolas públicas municipais, administradas pela Secretaria Municipal de Manaus (Semed/Manaus).

A solicitação de matrículas para novos alunos estará disponível em todas as etapas da educação básica: ensino infantil, ensino fundamental (do 1º ao 9º ano), ensino médio (do 1º ao 3º ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O atendimento também será feito de forma presencial, para quem tiver preferência, no horário das 8h às 17h, obedecendo ao seguinte cronograma: no dia 13 de janeiro, apenas para alunos com deficiência; no dia 16 de janeiro, o atendimento será destinado aos alunos da Educação Infantil; no dia 17, será para os alunos do Ensino Fundamental e EJA (1º ao 5º ano); no dia 18, para estudantes do Ensino Fundamental e EJA (6º ao 9º ano); e no dia 19, o atendimento será direcionado aos estudantes do Ensino Médio e EJA. O atendimento presencial seguirá até o dia 20 de janeiro.

Passo a passo

Para agilizar o atendimento via internet, aplicativo ou de forma presencial, o pai ou responsável pelo estudante já pode realizar o cadastro prévio do novo aluno. Basta informar o nome completo do aluno, da mãe (preferencialmente), a data de nascimento e demais dados pessoais e escolares do estudante. De acordo com a coordenadora da Gerência de Matrículas da SEDUC, Irlanda Araújo, a confirmação da matrícula deverá ser feita, obrigatoriamente, de forma presencial.

“Conforme cronograma de atendimento, depois de realizar o cadastro do estudante, o responsável poderá solicitar uma vaga em uma escola de sua preferência, lembrando que esse procedimento garante apenas a reserva da vaga e tem validade de três dias úteis. Para confirmar a matrícula, é necessário, obrigatoriamente, que o responsável compareça na escola, levando a documentação necessária. Caso não haja confirmação de matrícula neste período, a vaga estará novamente disponível no sistema”, esclareceu a coordenadora.

Para o ano letivo de 2017, o Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus estão ofertando 183.647 vagas em escolas da rede pública de ensino.  Do total de vagas, 136.830 serão disponibilizadas pela SEDUC em suas escolas estaduais e 46.817 pela Semed. Das vagas para a rede estadual, 65.573 são destinadas às escolas da capital e 71.257 para as unidades de ensino do interior do Estado.

Documentos necessários para a matrícula

No ato da matrícula, os pais ou responsáveis pelos estudantes deverão comparecer à escola em que obteve a vaga e apresentar os seguintes documentos: comprovante de escolaridade original – guia de transferência ou histórico escolar ou ainda a declaração de transferência com validade de 30 dias; certidão de nascimento (original e cópia); CPF e RG (original e cópia) do responsável pelo aluno menor de idade, obrigatório para os alunos do ensino médio e para os alunos maiores de 18 anos de qualquer ensino; cópia do comprovante de residência (fatura de água, energia elétrica ou de telefone do último mês que anteceder a matrícula); cópia do cartão de vacinação; duas fotos 3×4 recentes; original e cópia do documento de identificação (com foto) do responsável pela matrícula.