Manaus sedia o Encontro Nacional das Escolas Associadas da UNESCO

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) realizará a partir desta quinta-feira (21), em Manaus, o 16º Encontro Nacional das Escolas Associadas da Unesco. O evento tem como objetivo discutir temas associados à sustentabilidade, educação e floresta e reunirá, em Manaus, representantes das 300 escolas brasileiras (públicas e particulares) associadas à Instituição. 70 escolas da rede pública do Amazonas participarão do Encontro.

O encontro nacional contou com a presença do Secretário de Estado de Educação, Gedeão Timóteo Amorim, do Senador eleito, Eduardo Braga e do representante nacional da Unesco, Vincent Defourny.

O 16º encontro nacional será divido em dois momentos específicos. No dia 21 (quinta-feira), às 9h,  acontecerá a abertura oficial dos trabalhos, com cerimônia presidida no Auditório Nina Lins (situado a Avenida Profº Nilton Lins, nº 3529, Parque das Laranjeiras). Nesta ocasião, acontecerá a solenidade de abertura, na qual todas autoridades acima citadas se farão presentes.

 
No mesmo dia, às 10h, o Senador eleito e ex-governador, Eduardo Braga ministrará a conferência de abertura do encontro, com a palestra ‘Biodiversidade e ser humano: a convivência possível”. Os trabalhos, neste primeiro dia, prosseguirão até as 21h, com a realização de mesas-redondas e palestras.

        
No dia 22 (sexta-feira), os participantes do encontro serão encaminhados ao hotel de selva Ariaú Amazon Towers onde, através de oficinas, mesas-redondas e palestras, serão debatidas questões relacionadas à temática macro do evento –‘Sustentabilidade, Educação e Floresta’ – e serão discutidos temas e ações associados ao Ano Internacional da Biodiversidade, celebrado em 2010.

 
Neste dia 22, os participantes do encontro terão acesso a momentos culturais – como o que será protagonizado pelo Grupo Palavra Cantada –, e poderão ter um contato próximo com a natureza genuinamente amazônica.
 

Programa Escolas Associadas da Unesco

 
O Programa de Escolas Associadas (PEA) é quase tão antigo quanto a própria Unesco. Foi criado para estender os objetivos dessa organização mundial, no pós-guerra, ao campo da Educação. É um braço fundamental nesse trabalho, pois a Unesco parte de um conceito simples: a guerra nasce na mente dos homens, e é lá que deve ser combatida.

O PEA está presente em 130 países e o Brasil é um dos países signatários da criação do Programa, participando mais intensamente a partir de 1997, com a formação da Coordenação Nacional, sediada no Rio de Janeiro. Desde então, o número de escolas associadas quase triplicou.

O objetivo fundamental do Programa é criar uma rede internacional de escolas que trabalhem pela idéia da cultura da paz. Por isso, o Programa consiste, basicamente, no estímulo a projetos ligados a um tema central, que é o Ano Internacional proposto pela Unesco, ou simplesmente dirigidos à ampliação da consciência de cidadania.

Não há investimentos de qualquer ordem, seja pela Unesco, seja pelas escolas associadas.

Toda escola associada recebe um certificado internacional de escola membro e tem o direito de utilizar a logomarca do PEA e do Ano Internacional em vigor. Pode receber também materiais eventual ou periodicamente produzidos pela Unesco e participar de concursos internacionais lançados com freqüência pela Unesco e outras instituições a ela ligadas. Por diversas vezes, alunos brasileiros foram convidados a viagens internacionais, em função dessas atividades.

O principal benefício, porém, é participar de uma comunidade que trabalha pelo mesmo objetivo, troca informações, compartilha projetos e ideais. Isso catalisa os esforços e repercute positivamente nas escolas, que podem ampliar o trabalho pela cultura da paz, em todas as suas formas.

Maiores informações sobre o Programa e sobre o Encontro Nacional, sediado em Manaus, podem ser obtidas no site: www.peanusco.com.br