Mais de 50 mil alunas da rede estadual de ensino serão imunizadas contra o HPV

01

As escolas da rede pública estadual de ensino participarão no próximo mês de agosto da “Campanha Estadual de prevenção do câncer de colo de útero”, por meio da vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). A campanha é uma ação do Governo do Estado viablizada pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam) em colaboração com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e buscará imunizar as adolescentes na faixa etária de 11 a 13 anos das escolas das redes estadual, municipal e particular.

O objetivo da campanha no Amazonas é reduzir a incidência do câncer de colo de útero, colaborando para a diminuição da mortalidade em mulheres no Estado. Os dados preliminares da Gerência de Pesquisa e Estatística da Seduc indicam que serão imunizadas 25.106 meninas com idade entre 11 e 13 anos de 178 escolas da rede estadual de ensino de Manaus e 26.924 meninas dos 61 municípios do Amazonas.

De acordo com a representante da Seduc e coordenadora do Centro de Atendimento ao Escolar (Caes), Adriana Boh, o HPV é o principal fator de risco para o câncer de colo de útero e sua transmissão é por contato direto com a pele infectada. “Existem mais de 200 tipos diferentes de HPV de baixo e alto risco de câncer, os de alto risco estão relacionados a tumores malignos e os tipos 16 e 18, uma vez contraídos, levam mulheres a terem maior exposição à doença”, disse a coordenadora.

Procedimento

Para serem imunizadas as alunas receberão um termo de responsabilidade que deverá ser assinado pelos pais ou responsáveis, em seguida ganharão um cartão de vacinação exclusivo para a vacina contra o HPV. Após participar da primeira etapa, a aluna entregará o cartão para escola, a fim de garantir a continuação da administração da vacina, caso a estudante peça transferência da unidade de ensino, o cartão será encaminhado para a outra instituição.

A vacina é bivalente contra o HPV dos tipos 16 e 18, tem eficácia de 100% em lesões pré-cancerosas, é injetável por via intramuscular e não é recomendada para mulheres grávidas e lactantes. A dose das vacinas será aplicada nas escolas durante três etapas: a primeira dose será tomada no período de 10 a 30 de agosto, a segunda de 10 a 30 de outubro e a terceira de 10 a 28 de fevereiro de 2014.

Segundo a coordenadora do Programa Saúde do Escolar, Delta Segadilha, a Seduc por meio do programa tem atuado nas escolas de forma preventiva. “As escolas durante o ano letivo preparam seus planos de ação e juntamente com o Caes em parceria com órgãos públicos da área da saúde realizam palestras, oficinas e campanhas de prevenção contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e outras doenças como dengue, hepatite, desparasitação intestinal e hanseníase. Além disso, realiza ações de segurança alimentar e alimentação saudável, promove práticas corporais e atividade física e lazer nas escolas, saúde ambiental e desenvolvimento sustentável”, destacou Segadilha.

Educação e saúde

O Programa Saúde na Escola é um programa federal, administrado no Amazonas pela Seduc, tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes através de ações de promoção da qualidade de vida, proteção à saúde, prevenção de doenças e agravos visando o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens da rede pública de ensino.

Dentro do programa Saúde na Escola existem programas de integração como o “Programa Saber Saúde” que compartilha com os alunos a prevenção de diversos tipos de câncer; o “Saúde e prevenção na escola” que promove a educação para a saúde sexual, saúde reprodutiva e prevenção das DSTs/AIDS.

Videoconferência

Nesta semana a Secretaria Estadual de Saúde (Susam) promoveu uma videoconferência sobre a Campanha de Vacinação. Participaram da ação secretários municipais de saúde, coordenadores municipais de imunização e vacinadores que vão trabalhar na campanha. A videoconferência foi realizada no Centro de Mídias da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e retransmitida os 61 municípios do interior do Estado.

O objetivo da videoconferência era permitir que as gerências municipais de imunização e também os representantes das secretarias municipais de Saúde e de Educação – que serão parceiras na realização da campanha – tirassem todas as dúvidas sobre a programação da vacinação, questões técnicas envolvendo o assunto e toda a logística que está sendo montada para assegurar o sucesso da ação.