Linguagem e diversidade são temas de feira cultural promovida pela escola Bernadete Trindade na zona leste de Manaus

01

Com o tema “Uma viagem ao mundo da linguagem a partir da diversidade cultural” a escola estadual Bernadete Socorro Trindade da Rocha, localizada no bairro São José Operário (zona leste de Manaus), promoveu sua II Feira Cultural reunindo os principais projetos educativos desenvolvidos no ano letivo de 2013.

A ação escolar buscou favorecer o desenvolvimento dos estudantes, contribuindo para que estes tenham uma visão crítica e possam participar ativamente do meio em que vivem. De acordo com a direção da instituição de ensino, com esse intuito, a feira cultural proporcionou a integração entre a escola e a comunidade, considerando a diversidade cultural como fator preponderante para a construção de uma identidade nacional.

Cerca de 700 alunos do ensino fundamental participaram da feira, protagonizando apresentações que envolveram cantigas de roda e poesia. Abordando a diversidade cultural e a singularidade dos municípios amazonenses, os alunos também apresentaram os resultados de pesquisas tratando sobre os hábitos, as danças, comidas típicas e todo o arcabouço cultural de localidades como Parintins, Manacapuru, São Gabriel da Cachoeira, Presidente Figueiredo e Maués.

Atentando para o papel social da escola, os estudantes também realizaram dramatizações musicais voltadas para o combate às drogas, apontado os prejuízos e consequências negativas que o uso pode trazer à saúde.

Segundo a gestora da escola, Rosenilda Corrêa de Oliveira, o evento marcou o resultado de todo um ano de trabalho. “Na feira cultural enfatizamos os temas abordados durante todo o ano letivo, pois reconhecemos a necessidade de dar esse retorno à comunidade pelo trabalho que vem sendo desenvolvido em nossa escola”, disse.

Localizada no bairro São José Operário, a escola estadual Maria Bernadete Trindade da Rocha faz parte da Coordenadoria Distrital 5 da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).